Formação continuada: professores aprendem novas estratégias para aplicar conteúdo na prática

            Os professores do 2º ao 5º ano de Cocal do Sul que trabalham com as apostilas da rede Positivo participaram hoje, 05/11, do segundo encontro de formação continuada. Além dos educadores das escolas municipais de Cocal, profissionais de Balneário Arroio do Silva e Santa Rosa do Sul também participaram.              

            O objetivo do encontro foi enfatizar conteúdos do segundo semestre e apresentar aos professores uma série de técnicas educativas para serem aplicadas em sala de aula. O conteúdo foi ministrado pela equipe técnica do Sistema Aprende Brasil, da Rede Positivo, implantado pela secretaria de educação do município em 2008. Todas as disciplinas foram trabalhadas separadamente.             

            Para a professora Magna Santana Soratto a capacitação ajuda a colocar a teoria em prática através de técnicas que enriquecem o conteúdo. “A apostila nos apresenta  uma série de novidades e sugestões. Precisamos saber trabalhar, da melhor forma, a contextualização e aplicação do material com sucesso. Com isso, o aluno só tende a ganhar. O aprendizado fica mais significativo e claro”, destaca.  

            Cocal do Sul é o único município da Amrec que adota o Sistema Aprende Brasil. O objetivo é melhorar o aspecto didático e pedagógico, incluindo a organização profissional. Todo material (apostila) é gratuito para o aluno. O encontro aconteceu nas dependências do Instituto Maximiliano Gaidzinski. Cerca de 70 professores participaram.