Agricultoras realizam curso de conserva de frutas

            Quase 20 mulheres agricultoras realizaram, essa semana (9 e 10 de março), o curso de Conserva de Frutas. A iniciativa faz parte do projeto Microbacias II, da Epagri e durante o ano, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Prefeitura Municipal, inúmeros treinamentos são oferecidos às mulheres. Só neste mês, três foram programados: conservação do solo e conserva de frutas (concluídos) e tratamento de madeira (17 e 18 de março). 

             Segundo a extencionista da Epagri, Adreane Scopel os treinamentos servem de incentivo a produção caseira e a auto-subsistência. “Queremos resgatar as receitas e possibilitar a comercialização dos produtos de acordo com a viabilidade de cada família”, ressalta. Durante o curso, as agricultoras aprenderam a reaproveitar as frutas, fazer conservas, geléia, compotas, balas, doce de corte, entre outros.  

              Para a agricultora Thais Dagostin “as técnicas facilitam a preparação e influenciam no resultado final. Tudo é muito prático e o doce fica perfeito. Além disso, não é preciso se deslocar. O curso é feito na própria comunidade”, ressalta.