Doméstica se prepara para lançar o terceiro livro e divulga trabalho na Feira do Livro da capital

           A poetisa que transformou o que sente tendo como experiência o trabalho doméstico e as dificuldades que a vida traçou vai mostrar entre um verso e outro que nada acontece sem a nossa permissão. Rosimeri Goulart Brognoli, a doméstica sulcocalense, agora voa mais longe. Ela se prepara para lançar o terceiro livro de poesias: Lágrima e Verdade. O trabalho de divulgação vai começar a ser feito durante a feira do livro de Florianópolis ao lado do poeta catarinense, Célio Gilberto da Silva. O evento acontece de 06 a 16 de maio.  

           O livro conta com mais de 100 páginas, poesias ilustradas e está dividido em três etapas: romance, homenagem e reflexão. “Procuro explicar a vida de um poeta diversificado. Reflito sobre a raça negra, homossexualismo e transformo em poesia o sentimento de gratidão às pessoas que me apoiaram até aqui”, explica.  

           Apesar de nascer em um dos momentos mais difíceis da vida da poetisa, o terceiro trabalho, ao invés de dor e sofrimento, traz romance e reflexão. “Aproveitei a oportunidade para tirar coisas boas, mesmo diante da dificuldade”, compara.   

           A novidade de Lágrima e Verdade está na tradução dos poemas para o italiano. Eles foram enviados para a Itália e traduzidos por Dom Estanislau Maria Avanzo, poeta e simpatizante da poesia brasileira. “Ele me descobriu por meio de reportagens. Foi uma sensação impar quando recebi a primeira carta pedindo para que as poesias fossem compartilhadas”, afirma.  Rosimeri trabalha de empregada doméstica há mais de 10 anos.  É durante o intervalo de uma faxina e outra e no ônibus, por exemplo, que transforma o que sente em versos. O primeiro livro foi editado em 2001.  “Poema dos Inocentes” fala das desigualdades sociais. Cinco anos depois, a escritora lançou a segunda obra: “Insano Silêncio”. Os poemas, alguns românticos outros de caráter reflexivo e espiritual têm como foco um cotidiano sem reservas e sem limites. A obra foi avaliada pelo conselho editorial da Unesc e aprovada como uma obra que eterniza as pessoas e espaços da região Sul de Santa Catarina. O lançamento aconteceu no Espaço Cultural da Universidade.        

            Rosimeri é a primeira escritora do município. O lançamento de Lágrima e Verdade em Cocal do Sul e Criciúma deverá acontecer em junho. 

          Mais informações pelo telefone: 9906-6855, Rosimeri