Campanha contra o tabagismo deste ano intensifica as advertências de saúde

                  O dia 31 de maio foi instituído pela Organização Mundial de Saúde como o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Esse ano, a campanha terá como tema “As divergências sanitárias dos produtos do tabaco”. No próximo domingo, ações e discussões estarão em pauta em todo o mundo. Um movimento global para diminuir o consumo do tabaco está ganhando forças. Um número crescente de nações está decidido a adotar medidas cientificamente comprovadas para reduzir o consumo. 

                 Um exemplo é o tratado sobre o tabaco chamado Convenção-Quadro. Reconhecendo a propagação da epidemia do tabagismo como um problema com sérias conseqüências para a saúde pública, inúmeras medidas estão sendo adotadas pelos países signatários para proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras conseqüências sanitárias, epidemiológicas, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. 

                O Artigo 11 do tratado determina que as advertências de saúde devam cobrir pelo menos 50% das principais áreas de exposição da embalagem (a parte de trás e da frente). Também exige que as advertências sejam alternadas e recomenda-se o uso de fotos ou pictogramas. Estudos científicos mostram que advertências de saúde proeminentes levam a uma maior conscientização sobre os riscos à saúde e a um maior desejo de abandonar o vício. 

                  Apesar de todas as campanhas, o número de mortes ainda assusta. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo (OPAS-2002). Em Santa Catarina, a mortalidade por câncer de pulmão foi à segunda causa de morte entre os homens e, a terceira entre as mulheres, no período de 2003 a 2007. Em 2008 ocorreu um total de 839 óbitos por câncer no pulmão, destes 755 (90%) podem ser atribuídos ao tabagismo.        

                 Programa de tabagismo ajuda pessoas a parar de fumar em Cocal do Sul

                  Para ajudar a diminuir o número de fumantes em Cocal do Sul, a secretaria de saúde desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo para as pessoas que realmente desejam parar de fumar. O trabalho existe há três anos e registra resultados positivos. Em 2007, 80% dos participantes pararam de fumar.   

                  O programa começa com um encontro por semana durante um mês, as chamadas sessões estruturais. Depois passam a ser quinzenais e, em seguida, os participantes se reúnem uma vez por mês durante um ano (sessões de manutenção). O grupo é formado por 12 pacientes que recebem acompanhamento, orientações, tratam sobre dependência química e psicológica, são desenvolvidas estratégias, é realizado exercício de relaxamento, entre outros. Segundo a enfermeira Francieli Possamai Della às vezes o que falta é incentivo. “Nós temos participantes que fumavam há 25 anos e nunca conseguiam ficar um dia sem o cigarro na boca. Hoje a realidade é outra”, ressalta.

                   A Lei 324 criada em 1998 também é uma aliada no município para combater o cigarro. Ela proíbe as pessoas de fumarem nas sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, nas Repartições Públicas Municipais, Estaduais e Federais, bem como no interior de estabelecimentos onde é obrigatório o trânsito ou permanência de pessoas. Além disso, os estabelecimentos são obrigados afixar cartazes de proibição do uso do fumo na porta de porta de entrada e outro dentro do estabelecimento.            

                  O programa de Combate ao Tabagismo é desenvolvido no PSF do bairro Jardim Elizabeth. As pessoas interessadas em participar do grupo podem entrar em contato pelo telefone 3447 1445.