Primeira safra de tilápia estimula piscicultores de Cocal do Sul

          A primeira safra de tilápias dos agricultores que fazem parte do grupo temático de piscicultura de Cocal do Sul foi positiva para os produtores. A despesca foi realizada na propriedade de Dionísio Paulo De Brida. O açude de 3.000 m² de área alagada produziu cerca de 2.500 kg de peixe, além do rendimento econômico. “A produção beneficiou toda a família e aumentou a renda. A maior parte dela foi vendida. Também temos a preocupação com o meio ambiente e preservamos a qualidade da água”, destaca De Brida.  

          Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Jaldecir P. Mazzorana está primeira safra serviu para o aprendizado dos piscicultores que ainda não conheciam o sistema de produção. “A partir de agora a meta é ampliar a produção e expandir o mercado”, ressalta.  

           O grupo é formado por 23 piscicultores das microbacias do Rio Cocal e Rio Galo. Eles se reúnem periodicamente em busca de informações e tecnologias que auxiliem no manejo e produção dos peixes. O projeto de piscicultura é uma parceria entre Epagri e Prefeitura Municipal.  

           O grupo também possui equipamentos como kit de análise de água, redes para despesca e caixa de transporte adquiridos através do Projeto Microbacias 2, além do auxilio técnico para as análises. Além disso, a compra de alevinos e ração é realizada de forma coletiva. Dessa forma, o custo para produção é menor.