Apicultores de Cocal realizam manejo de colméias no dia de campo

            Discutir a situação da produção de mel na região em relação ao beneficiamento e comercialização. Esse foi o objetivo do dia de campo realizado pelos apicultores de Cocal do Sul que fazem parte do grupo temático de apicultura das microbacias. A atividade foi realizada na propriedade do agricultor João Zunchete e coordenada pelo instrutor, Eng° Agrônomo Gustavo Claudino da Epagri. 

          O manejo de colméias foi a parte prática do encontro. De acordo com o Claudino essa é a época de maior oferta de flora apícola, ou seja, plantas com flores próprias para abelhas coletarem néctar. “Nós visitamos o apiário, local onde ficam dispostas as caixas de abelha no terreno. Realizamos o manejo das colméias e a revisão de preparo para o inverno, com o objetivo de verificar as condições das colméias de suportarem a estação fria e intervir com técnicas adequadas”, explica.  

         O Grupo Temático de Apicultura das Microbacias é composto por 20 apicultores de Cocal do Sul. Eles recebem caixas de abelha e material apícola para desenvolver a atividade, além de capacitação envolvendo excursões, reuniões, dias de campo, práticas entre outros.            

              Para o apicultor João Zunchete o dia de campo é importante para fortalecer a atividade e superar as dificuldades. “É através desse acompanhamento que conseguimos melhor nossa produção, agregar qualidade e conhecimento”, ressalta.  Segundo os engenheiros agrônomos Jaldecir P. Mazzorana e Saymon Zeferino da Epagri de Cocal “o objetivo agora é viabilizar o beneficiamento e comercialização do mel no município através da casa do mel”, finalizam. O trabalho é uma parceria entre Prefeitura Municipal, Epagri e Microbacias.