Capacitação sobre DST/HIV/AIDS vai envolver todos os setores em Cocal

A secretaria de saúde de Cocal do Sul há dois anos trabalha na estruturação e implementação do programa municipal de DST/HIV/AIDS, implantado em novembro de 2006. O objetivo é prevenir, reduzir, controlar, e estabilizar a incidência de infecção pelo HIV/AIDS/hepatites e outras DSTs, bem como, informar e monitorar as pessoas sobre o assunto. Para isso, o projeto AMPLIANDO CONHECIMENTO EM DST/HIV/AIDS: COCAL DO SUL UMA NOVA REALIDADE está sendo desenvolvido no município.  Segundo o secretário de saúde, Sidney Duarte de Oliveira “todos serão orientados e capacitados quanto a abordagem, a forma como os profissionais deverão conduzir e construir ações que favoreçam a redução de riscos e danos, bem como propiciar uma legislação favorável de forma a democratizar e ampliar os meios de acesso à informações”, ressalta.

As atividades irão envolver todos os setores, como saúde, educação, segurança pública, Legislativo, entre outros.  A primeira delas aconteceu nos últimos dias. Dois encontros de capacitação foram realizados. Cerca de 150 pessoas participaram. O primeiro foi ministrado pelo médico infectologista, dr. Roberto Oenning que tratou dos cuidados, tratamento, relação com o paciente, entre outros assuntos . O segundo envolveu também os conselheiros municipais de saúde, profissionais da educação e demais convidados. O tema abordado foi “Vivendo com HIV/AIDS”, pela advogada, Beatriz Pacheco, de Porto Alegre.

Em outubro a capacitação vai contemplar os profissionais da área de educação. “São atividades que irão consolidar a expansão dos resultados positivos e certamente será subsídio às ações de vigilância e monitoramento evidenciando, desta forma, a importância do auto-cuidado e da responsabilidade compartilhada”, finaliza Sidney.