Dia de Campo de Pecuária incentiva agricultores

Cocal do Sul reuniu nesta terça-feira, 27, cerca de 30 agricultores do município para o primeiro Dia de Campo de Pecuária deste ano. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura, Epagri e Governo do Estado foi realizado na propriedade do agricultor Mário Candiotto, na Linha Cabral. Durante a tarde, os participantes receberam informações a cerca do consórcio de pastagens, cruzamento de bovinos e saneamento básico. As palestras foram ministradas pelo Médico Veterinário Marcelo Pedroso, Engenheiro Agrônomo Cleyton Pereira e a Ag. Técnica Adreane Scopel. O encontro também foi acompanhado pelo prefeito Ademir Magagnin e a Vice, Cirlene Gonçalves Scarpato.

De acordo com Cleyton Pereira o encontro foi bastante positivo. “Nós estamos fazendo um trabalho continuo e atuando muito com o comércio de bovinos. Esse ano, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer uma nova propriedade que utiliza um sistema de criação diferenciado onde o pecuarista possui o ciclo completo em pecuária, ou seja, tem as matrizes e reprodutor. Ele mesmo produz os terneiros. Nós podemos constatar que isso dá um resultado favorável, pois hoje os novilhos são caros. O proprietário consegue vender cerca de 20 terneiros por ano conseguindo pagar as despesas da propriedade e ter lucro. Alcançamos nosso objetivo que é de cada vez mais mostrar que existe viabilidade da pecuária no município”, ressalta. O proprietário Mário Candiotto faz menos de um ano que começou a investir na pecuária. “Trabalhava de empregado e estamos começando aos poucos. Está bom e eventos como este servem de incentivo e para que a gente possa aprender e procurar melhorar cada vez mais”, afirma.