Prefeito e servidores participam de seminário na Unesc sobre o combate à corrupção

            O prefeito de Cocal do Sul, NIlso Bortolatto juntamente com o procurador, Rafael Colombo – o controlador, Gabriel Neto e o contador, Laércio de Costa participaram nos dias 06 e 07 de maio do seminário Catarinense sobre Órgãos de Controle na Gestão Municipal: os órgãos oficiais e as conquistas da cidadania, promovido pela Unesc através da Sala dos Municípios.         

            O seminário contou com a presença do Tribunal de Contas da União e de Santa Catarina, Ordem dos advogados do Brasil, advocacia da União, Tribunal Superior Eleitoral e Universidades. O objetivo do evento foi o combate à corrupção. Também foi destacado o fim do desperdício do dinheiro público e a expectativa de encontrar equipes de prefeituras mais preparadas.        

           Segundo o procurador, Rafael Colombo inúmeras sugestões para as administrações públicas, principalmente na questão do controle dos gastos foram repassadas. “Uma ação que deu certo e que nos chamou a atenção é o observatório social de Maringá. A participação da sociedade é surpreendente e os números apresentados promissores na prática. O observatório conseguiu fazer com que a prefeitura reduzisse gastos em várias compras de materiais. Sem dúvida uma oportunidade para nós da administração para desencadear futuras ações com o apoio da Unesc”, ressalta.        

             Durante o evento, a Unesc assinou o Protocolo de Cooperação com o Ministério Público de Santa Catarina para desenvolver o projeto “O que você tem a ver com a corrupção”.  A partir da assinatura do protocolo, a Unesc se compromete em divulgar a campanha  em todos os materiais didáticos, camisetas, jornais e materiais de divulgação distribuídos aos jovens e adultos atendidos por ela. Também irá realizar debates e palestras junto ao público universitário sobre os vícios institucionalizados no meio profissional, promoverá a formação de agentes multiplicadores através de cursos de formação específicos e fará atividades no Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 9 de dezembro de cada ano.