Saúde convoca crianças para vacinar contra a paralisia infantil e gripe A

            Todas as crianças menores de cinco anos de Cocal do Sul que ainda não foram vacinadas contra a Poliomielite estão convocadas para receber a dose neste sábado, 12/06, “dia D”. A meta da secretaria de saúde do município é vacinar quase 900 crianças que também receberão a vacina contra a gripe A. Durante a semana, profissionais da saúde estiveram em todas as escolas infantis do município imunizando os pequenos.             

               Segundo a enfermeira Gilmara Viel sábado é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. “As crianças que ainda não estão em dia com a vacina, os pais devem levar no posto de saúde do seu bairro. Além disso, a equipe de saúde estará com atendimento na Unidade de Referência, estacionamento dos supermercados Bistek e São Pedro e na Policia Rodoviária, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. É indispensável a apresentação da carteirinha de vacinação”, ressalta.        

               Gilmara também explica que esta é a única forma de combater a doença. “Apesar de a poliomielite estar erradicada no Brasil, ainda há risco de reintrodução no país. Isso porque em alguns países o vírus está presente”, afirma.     

               Paralelo a campanha contra a paralisia infantil, será finalizada todas as etapas de vacinação contra a gripe H1N1. “Quem ainda não fez pode se imunizar nos postos de saúde (ESF’s) e na Unidade Central. A vacina contra a gripe A não estará disponível nas barreiras. Professores, policiais e bombeiros também têm direito a vacina, além de adultos entre 30 e 39 anos, jovens entre 20 a 29 anos, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses e dois anos incompletos”, finaliza.    

             Até agora quase oito mil pessoas foram vacinadas em Cocal do Sul contra a gripe A.