Fantoches, bonecos e teatros ensinam crianças a dizerem não ao mosquito da Dengue

           Centenas de crianças da rede municipal participam esta semana das atividades de Combate à Dengue em Cocal do Sul. Teatros, fantoches e bonecos ensinam de forma lúdica, engraçada, prazerosa e educativa os pequenos a dizerem não ao mosquito da dengue e a mantê-lo bem longe. E elas aprendem direitinho. Na escola de educação infantil Cantinho Alegre, por exemplo, elas aplicaram na prática tudo o que o seu “seu sapo” ensinou. Resultado que será levado para casa. “Eu tenho um cachorrinho e agora vou trocar a água dele todos os dias. Meus brinquedos também não ficarão mais jogados na rua para não molhar, o mosquito é malvado”, diz a aluna Maria Eduarda De Liz, 5 anos.

             As crianças interagiram com a peça teatral e ajudaram o “seu sapo” a acabar com o mosquito colocando areia nos pratinhos de plantas e a não deixar a água parada. Para a professora-diretora, Lucinéia Gregório Furlaneto a ação chama a atenção das crianças e as deixam mais conscientes. “Nós trabalhamos a prevenção da dengue em sala de aula e as atividades em forma de teatro, desenho e demonstrações clarearam o entendimento delas”, ressalta. 

              A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde através do Programa de Combate à Dengue. Enfermeiras, dentistas, psicólogas e agentes de saúde se envolveram na ação e organização das peças teatrais. As crianças também receberam panfletos e desenhos para colorir, como uma forma de complementar os ensinamentos. Todas as escolas de ensino infantil vão receber, até amanhã (25/11), as atividades.  

               O agente epidemiológico, Joel Padilha da Silva destaca que a intenção é atingir todos os públicos no município. “Nós já trabalhamos com as empresas, donas de casa e agora é a vez das crianças. O resultado é surpreendente. Elas absorvem rapidamente as informações, compreendem o que é preciso fazer e com certeza vão levar os ensinamentos para casa. O que faz com que nosso objetivo seja alcançado, já que elas passarão a agir de forma preventiva e policiarão os próprios pais”, afirma.   

Realidade no município   

               Hoje Cocal do Sul possui quatro casos de pessoas com dengue que vieram contaminadas de outros Estados. O município registrou foco do mosquito uma vez, há cerca de seis anos. Ele foi encontrado em uma mecânica.  “Nós temos no município 67 armadilhas e 12 pontos estratégicos.     A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e para a erradicação desta doença do Brasil”, finaliza Joel.  

Programação: 25/11 – Escola Helena Savi, União, às 8h30min

Mais informações pelo telefone, 8839-7711, Joel