Curso profissionalizante de embelezamento e corte costura reúne 60 jovens em Cocal. Oportunidade é gratuita e faz parte do programa Projovem Trabalhad

             Há dois meses, a aluna do curso profissionalizante de embelezamento, Miriam de Oliveira já aplica na prática seus conhecimentos. “Já cortei o cabelo da minha sobrinha e não ficou nada mal”, revela. Ela junto com mais 29 jovens que participam do curso tem o mesmo interesse em comum: aprender para não ficar desempregada.  “Hoje sou costureira, mas não quero esta profissão para a  vida toda. O corte de cabelo me chamou a atenção e pode ser uma opção para ganhar dinheiro se acontecer de ficar parada”, ressalta. A oportunidade é oferecida por meio do Programa do Governo Federal Projovem Trabalhador em parceria com a Prefeitura Municipal de Cocal do Sul,  SULFORP e Indesi Brasil.       

               Em Cocal do Sul, além do curso de embelezamento que compreende maquiagem, corte de cabelo, manicura e pedicura, outros 30 alunos realizam o curso de corte costura (modelista). Diego Locatelli é um deles. Ele é representante de uma empresa de confecção e busca aprimoramento. “Espero aplicar o conhecimento de modelista na fábrica  e ajudar a expandir os negócios”, afirma.       

              Os cursos através do Projovem Trabalhador são gratuitos e destinados para jovens e adultos entre 18 e 29 anos. Os cursos têm duração de seis meses e as aulas acontecem três vezes por semana, totalizando 350 horas. Os alunos também recebem uma bolsa no valor de R$ 100,00 por mês e certificado. As aulas são teóricas e práticas incluindo informática, matemática e português, por exemplo. 

             Segundo a coordenadora do Projovem no município, Sandra Quarezemin “o importante é profissionalizar e contribuir para que o aluno tenha uma porta aberta para o mercado de trabalho”.  

            O secretário de Ação Social e da Família, Geraldo Silveira informa que este é o segundo ano que a Prefeitura vem oferecendo cursos através do programa e tem dado muito certo. “Nossa intenção é manter essa parceria e a cada ano oferecer novos cursos de qualificação para os jovens e prepara-los para o mercado de trabalho”, finaliza.   

            As aulas acontecem de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h,  na escola municipal Cristo Rei.