Professores da rede municipal recebem formação continuada a distância

            Professores da rede municipal de Cocal do Sul iniciaram esta semana o curso de formação continuada a distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola. O objetivo dos cursos é integrar uma rede de cidadãos que tem importante papel na gestão, monitoramento e controle social dos recursos públicos destinados à educação.         

             Segundo o tutor, Fabiano Bolsoni Francisco na prática, os participantes tomam conhecimento dos programas que compreendem o FNDE, como os relacionados à alimentação, dinheiro direto na escola, Fundeb, transporte, livro didático, entre outros. “Esta é uma forma que o governo estabeleceu para que o professor e demais interessados tenham acesso às ações desenvolvidas para que possam fiscalizar e contribuir com melhor aprendizado da criança e do adolescente, bem como estimular a sociedade nessas ações”, explica.            

              O curso possui 40 horas e é realizado em aproximadamente 30 dias, com dois encontros presenciais. Os cursos são totalmente gratuitos, sendo que o cursista tem acesso ao aprendizado através do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O material disponível on line, consta de um módulo de estudo e um caderno de atividade. É exigindo 100% de freqüência nos encontros presenciais e aprovação nas atividades realizadas a distância. “O interessante neste procedimento é que o governo abre e leva à sociedade o sistema de funcionamento desses programas na prática para que as pessoas fiquem a par e possam se envolver de fato com o desenvolvimento na educação”, finaliza Fabiano.