Diversidade se une na escola Cristo Rei. Instituição abre as portas para apresentar e oferecer projetos e ações desenvolvidas pelos alunos

            O dia é de ação e troca de conhecimento na Escola Municipal Cristo Rei. Com o tema “A diversidade se une”, projetos desenvolvidos pelos alunos estão sendo expostos para o público externo. Mais de 20 trabalhos voltados ao meio ambiente, cultura, jogos matemáticos, alimentação, inclusão, brincadeiras, pintura no rosto, entre outros, são os atrativos. O evento segue até às 16h.   

          Um dos trabalhos que merece destaque faz menção aos 20 anos de emancipação de Cocal do Sul. A equipe produziu uma representação do hino do município.  Cinquenta CDs ilustrados foram reproduzidos e distribuídos para as escolas e autoridades. Além disso, almofadas também foram confeccionadas e a azaléia, flor do município foi destacada. Para a aluna Joeine S. Barbosa foi um estudo profundo e importante. “Nós estamos mostrando que conhecemos a história e a cultura do município”, afirma.       

          Também podem ser visitadas as oficinas de Petchwork, Sache de Parafina que faz a confecção de velas perfumadas, Túnel do Meio Ambiente que fala sobre a decomposição de cada material, Pirâmide Alimentar, maquete de pontos da cidade, influência da cultura negra no Brasil com produção de bonecos, culinária e música e  inclusão. Jorge Luiz do Nascimento, um dos alunos com deficiência auditiva, passou nas escolas do município e desenhou as salas de aula. O talento do estudante expõe mais de 10 ambientes diferenciados.           

            Alguns serviços, como corte de cabelo também estão à disposição. O SESC esta participando com 20 alunos do curso e mais de 50 cortes já foram realizados.  A SATC, parceira do evento, apresenta oficinas de materiais recicláveis e a APAE expõe seus trabalhos.   

           Na área da saúde, a secretaria do município orienta sobre DST-AIDS, realiza exames de diabetes e bucal, verificação da pressão, vacinação contra o tétano e hepatite. Além disso, a pastoral da saúde destaca chás e ervas medicinais.            

            Para a coordenadora pedagógica, Andreane T. Motta esse é um momento de socialização dos trabalhos e aprendizado dos alunos. “Todos os temas são importantes para o desenvolvimento e conhecimento das crianças e adolescentes. Estamos satisfeitos com o resultado porque eles passam a ter uma outra visão que é repercutida na prática”, destaca.       

Café literário destaca escritores do município            

            Para estimular a leitura, seis escritores de Cocal do Sul participam do evento escolar com exposição de seus livros. Eles abortam sobre o poder da leitura, a experiência de escrever, histórias, declamação de poesias e tiram as dúvidas dos alunos. Hilário De Fáveri, César Pereira, Geisa Carla Pereira, a jovem Dienifer Tournier Warmling, Rosimeri Goulart Brognoli  e o secretário da escola Cristo Rei, José Adelino Feltrin são os escritores. As obras são de poesias, ficção, história e romance. Para a aluna Vanessa  a união dos escritores incentiva cada vez mais jovens e adolescentes a se dedicaram a leitura. “O trabalho deles nos instiga a criatividade literária e a valorizar este trabalho tão importante para o município. Eles servem de exemplo para nós”, afirma. 

             Mais informações pelo telefone: 3447 – 1467, escola.