Oficina de Música é o diferencial da Semana Pedagógica em Cocal

           Mais de 100 professores da rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul realizam nesta terça-feira, 07, a primeira Oficina de Música. O encontro acontece no salão paroquial da Igreja Matriz e faz parte da Semana Pedagógica. A Oficina tem o objetivo de capacitar os professores e dar oportunidade para que eles possam conhecer tanto a parte teórica quanto a prática musical.  

           Tudo isso porque o município implantou na rede a disciplina de Educação Musical do ensino infantil ao fundamental. De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Arlei Boselo Ponciano a intenção é oferecer aos alunos novas oportunidades e desenvolver as habilidades. “Queremos incentivar as crianças e adolescentes para a música e despertar nelas até um possível interesse futuro de serem grandes músicos na cidade, região e porque não em nível de país”, destaca.  

             A capacitação esta sendo ministrada pelo professor Paulo Ferreira que apresenta uma série de instrumentos que vai desde os recicláveis até os profissionais. Durante a oficina ele mostra os diferentes tipos de sons e ritmos que dá pra se fazer com cada um deles e suas possibilidades. “Todo o aprendizado será transmitido em sala de aula, até a confecção de novos instrumentos”, adianta Boselo.  

Diferente: Animação e confraternização marcam abertura da Semana Pedagógica em Coca

             Na noite de ontem, 06, aconteceu a abertura da Semana Pedagógica em Cocal do Sul. Todos os professores tiveram a oportunidade de se apresentar e participar de uma palestra sobre legislação. A noite também foi marcada por homenagens e uma confraternização com música ao vivo. 

             Para o ano letivo de 2012 a Secretaria de Educação do município estará com foco no índice de resultados dos alunos na parte de avaliação para que o município continue se destacando no IDEB e colocando a educação entre as melhores escolas da região. O secretário de Educação, Esporte e Cultura ressalta que a educação ainda tem como meta iniciar o planejamento e organização para implantar o ensino integral na educação infantil. “Esse nível de ensino é exclusivo de responsabilidade do município. A intenção é atender as crianças não apenas até três anos, mas até os cinco anos em período integral”, adianta.  

               A volta às aulas da rede municipal de Cocal do Sul acontece no dia 13 de fevereiro. Todas as escolas receberam melhorias, como: pintura, revisão da parte elétrica e bebedouros, troca de luminárias, limpeza da caixa d’água, entre outros. Além disso, as duas creches do município receberam investimento em sua estrutura e na aquisição de novos materiais, novas janelas foram colocadas na Demétrio Bettiol e duas novas salas de aula estão sendo construídas no Cristo Rei.