Prefeitura de Cocal inicia trabalho de contenção de encosta

A Prefeitura de Cocal do Sul iniciou essa semana os trabalhos de contenção de encosta no Rio Cocal, no bairro Guanabara. No local serão colocadas mais de mil toneladas de pedras. Com a última enxurrada parte do barranco cedeu e moradores ficaram com suas casas ameaçadas por causa da erosão. Em parceria com a FUNDAC, Fundação Municipal do Meio Ambiente, será feita a dragagem do Rio e recuperação do leito.

Para a realização do trabalho duas famílias que moravam na beira do Rio foram retiradas na última semana. No total, seis já deixaram os locais de risco. Elas foram levadas para domicílios alugados para serem inseridos no programa de auxílio-moradia da Prefeitura de Cocal do Sul. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal através das Secretarias Municipais de Ação Social e da Família, de Obras e Defesa Civil.

De acordo com o prefeito, Nilso Bortolatto o processo de remoção dessas famílias teve início no ano passado quando a Administração Municipal encaminhou para a Câmara um projeto de Lei de desafetação da área. “O objetivo é retirar os moradores da situação de risco. Por conta disso, as famílias receberão um lote e as casas deverão ser financiadas por meio de programas, conforme o andamento do processo”, ressalta.