Secretaria de Saúde de Cocal realiza ações para combater a gripe A

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul após reunião técnica realizada essa semana, em Criciúma pela DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) do Estado, inicia uma série de orientações à população. O prefeito Nilso Bortolatto, o Vice- Valdemar Bettiol juntamente com a secretária de Saúde Dra. Ana Nazário e a enfermeira Gilmara Viel estabeleceram um planejamento em saúde com embasamento e respaldo técnicos junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Dra. Ana no momento, preconizam-se as ações de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos, proteger a tosse e o espirro com lenço descartável e o uso do álcool gel a 70%. “Também foi estabelecido que serão realizados atendimentos médicos pela infectologista Dra Mônica Junkes Antero  aos casos altamente sugestivos da síndrome gripal triados e encaminhados pelas ESFs. O atendimento será iniciado a partir de hoje e seguirá durante o mês de julho, o qual é considerado o mais crítico, até o mês de agosto. Ocorrerá na unidade de referência em Saúde do município no período matutino de terça-feira a quinta-feira”, informa.

A vacina

Dra. Ana explica ainda que o vírus da gripe A H1N1 ainda circula no mundo inteiro, agora, de forma localizada, sendo pouco provável a ocorrência de epidemias, como ocorreu em 2009. “Estima-se que grande parte da população está protegida contra o vírus, seja porque teve a infecção natural em 2009 (acredita-se que até 30% da população pode ter tido influenza pelo subtipo A H1N1) ou porque se vacinou nas campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde”.

É de grande importância explicar que a vacina contra a influenza é destinada para proteger os grupos mais vulneráveis às complicações, como as mulheres grávidas, as crianças menores de dois anos, os idosos e os portadores de doenças crônicas. E que também a produção de anticorpos contra o vírus da influenza só se inicia após duas semanas da aplicação, não garantindo a proteção imediata, que seria necessária em uma situação de surto. “Sendo assim, em caso de aumento na transmissão da doença, a medida mais eficaz, para evitar agravamento dos casos e óbitos, é o acesso rápido ao antiviral oseltamivir. O qual também já está sendo disponibilizado pelo Governo Federal em grande quantidade e liberados em Cocal do Sul nos casos necessários”, finaliza Dra. Ana.