Cocal do Sul realiza 120 testes de verificação durante Campanha contra Hepatite C

              A 1ª Campanha contra a Hepatite C realizada em Cocal do Sul, no último sábado (14), superou todas as expectativas de público. Cento e vinte pessoas compareceram na praça da igreja matriz. O teste rápido foi aplicado em pessoas com idade entre 39 e 59 anos, faixa etária na qual é registrado o maior número de casos da doença.        

            A iniciativa foi uma realização da Secretaria de Saúde em parceria com a Roche, empresa desenvolvedora de produtos para o diagnóstico e tratamento da doença. O exame indicava se a pessoa teve contato com o vírus da Hepatite C. De acordo com a enfermeira Gilmara Viel, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, nenhum dos testes deu positivo. “Nossa ação foi um sucesso. Nós achávamos que o público iria ser pequeno. O que nos surpreendeu foi que a maioria das pessoas foi homens, o que é mais importante. Isso é sinal de que elas estão se prevenindo. Essa foi a primeira campanha de muitas que virão. Nas próximas estaremos fazendo também com outras faixas etárias, já que a procura foi bastante grande”, ressaltou.           

              O teste rápido para verificação da Hepatite C não é oferecido em farmácias ou em postos de saúde. A população tem acesso apenas durante as campanhas específicas contra a doença. Durante o teste é feito um pique no dedo para coletar um pouquinho de sangue. O resultado sai em até sete minutos.            

             Gilmara destaca ainda que 40 casos de Hepatites B e C foram registrados esse ano no município. Dez deles estão em tratamento. “É um número expressivo. No ano passado a quantidade de casos foi bem maior. Acredito que as pessoas devam estar se prevenindo mais. Nas manicures, por exemplo, as mulheres estão levando seus próprios alicates, o que ajuda a prevenir o contágio. Além disso, pessoas que mantêm relação sexual desprotegida, além daquelas que compartilham seringas, usuários de drogas injetáveis e inaláveis, pessoas com piercing ou tatuagem, devem fazer o exame”, informou.  

O que é a hapatite 

          A hepatite C é uma doença grave e silenciosa que atinge uma em cada 33 pessoas no mundo.  A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes agentes, entre eles os vírus. A hepatite C é causada pelo vírus VHC. Ele é transmitido quando o sangue contaminado entra na corrente sanguínea. Cerca de 70% a 85%  das infecções pelo vírus da hepatite transformam-se em casos crônicos, podendo até evoluir para doenças mais graves, como cirrose e câncer de fígado.

          Mais informações: enfermeira Gilmara, 9916.4214.