Ex-aluno da rede municipal de Cocal e arqueólogo lança livro na área histórica e arqueológica

O Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin e a Vice-prefeita, Aninha Scarpato receberam a visita do ex-aluno da escola Demétrio Bettiol e hoje Arqueólogo, Willian Carboni Viana que aproveitou o encontro para apresentar o livro “Ensaios da Paisagem – Olhares e Valores desde a Pré-história”, lançado recentemente e organizado por ele juntamente com o estudioso, Francesco Garbasi. Na oportunidade, Willian presenteou Magagnin e Aninha com um exemplar e destacou o trabalho na área de arqueologia que vem desenvolvendo no Rio de Janeiro.

Para Magagnin e Aninha, ex-professora de Willian, a visita foi uma surpresa.

“É sempre um prazer poder receber os alunos que por aqui passaram e estão construindo um futuro promissor aliado a educação. Essa preocupação de voltar ao município e apresentar o seu trabalho também nos chama a atenção e nos admira. Com base nisso, estamos dando apoio ao trabalho do jovem.

Adquirimos os exemplares para deixar nas bibliotecas das escolas como uma forma de valorizar o talento do município”, destacaram.

O livro conta com o apoio do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueologica do Rio de Janeiro e é uma importante publicação reunindo sete autores do Brasil Portugal e Itália. A obra foi lançada em maio deste ano durante o V Simpósio de Arqueologia, no RJ.

Sinopse da Obra

O ambiente, em lenta e constante mudança, com os seus recursos e suas limitações tem influenciado a presença e a possibilidade de apropriação de todas as formas de vida, incluindo os seres humanos. A Paleontologia através de fósseis nos permite entender as mudanças importantes de nosso planeta e as formas de vida que o têm povoado, enquanto a antropologia e arqueologia nos ajuda a refletir sobre como o homem pode se adaptar às mudanças no ponto de vista biológico e, acima de tudo cultural. O olhar do todo, bem sucedido nesta obra, fornece melhor entendimento sobre os limites da natureza e do homem. Alguns exemplos propostos mostram que a grande capacidade de adaptação do ser humano não é suficiente nos casos em que não se leva em conta as limitações naturais, que ainda deve ser considerado como o limite absoluto da exploração do território. Os ensaios e estudos aqui apresentados mostram que o ambiente está mudando constantemente. O objetivo principal deste livro é o de estimular a curiosidade de conhecer o território, cidade ou região em que os leitores vivem. Apenas conhecendo os limites é que você pode preservar o habitat adequado para a vida dos seres humanos e outros seres vivos.

Solicite seu livro pelos e-mails:

willian.arqueologia@gmail.com

pradodemello@hotmail.com