Cerca de 170 alunos participaram da 1ª Olimpíada da Matemática de Cocal

             A primeira Olimpíada de Matemática das escolas municipais de Cocal do Sul foi recorde de participação dos alunos. Cerca de 170 alunos da Demétrio Bettiol e Cristo Rei realizaram o simulado neste sábado, 25, na Escola Demétrio Bettiol. A maioria dos estudantes teve reforço por meio do Clubinho da Matemática, projeto criado pela Secretaria de Educação do município. Semanalmente os grupos se reúnem e recebem as orientações.     

            A coordenadora do projeto, Luciane dos Santos Rosso Leonel explica que uma equipe foi preparada para elevar o nível da matemática dos alunos e desmistificar a disciplina. “As professoras que estão à frente do Clubinho foram capacitadas. Elas participaram de um curso recentemente, em Florianópolis onde trataram apenas de questões de olimpíada e são essas questões que estão sendo trabalhadas e estudadas com os alunos durante oprojeto e aplicadas nos testes”,  ressalta.                

           Para o aluno Sadi Junior, de 13 anos, a iniciativa é muito boa para avaliar a capacidade. “Eu gosto de matemática e essa é uma forma de aprender mais”, afirma. Já para Fernanda Silveira, de 11 anos, “o teste mostra como está o nosso rendimento em sala de aula. É um incentivo, principalmente para quem gosta d matemática. Acho que fui bem na prova e estou preparada para a olimpíada”, ressalta. O clubinho é uma iniciativa que veio para ficar na rede municipal. O objetivo de aprofundar os conteúdos de Matemática dos alunos. Esta é uma forma de incentivar a dedicação dos alunos que irão participar das Olimpíadas Nacional de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no dia 04 de junho, além de proporcionar maior embasamento para a realização de cursos e até para os diversos concursos em nível médio.         

            O projeto é desenvolvido pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro. “Nós ficamos muito surpresas com a participação dos alunos e o resultado das provas. Para a Olimpíada são oferecidos diversos materiais para estudo como aulas em vídeos e bancos de questões para treinamento, mas os alunos sentem-se desmotivados a estudar sozinhos. O apoio, a orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem. O trabalho realizado em grupo proporciona uma interação que amplia a visão dos alunos e os estimula a resolver problemas”, ressalta a professora Ana Lúcia.

           Este ano, as escolas municipais de Cocal do Sul encaminharão para a 2ª Fase da OBMEP um total de 38 alunos. As Escolas EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei encaminharão cada uma, sete alunos do Nível 1 e 12 do Nível 2.