Secretaria de Saúde implanta Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização em Cocal do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta quarta-feira (16), à implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), em Cocal do Sul. Profissionais de diversas áreas da saúde estiveram reunidos para a exposição da proposta e assim dar sequência à criação do espaço.

“É um espaço de diálogo entre os diferentes atores sociais (trabalhadores, ensino, gestão, usuários) e os diversos níveis de atenção, setores e coletivos das políticas de saúde e educação, instituído como uma instância colegiada”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glícia Pagnan.

O objetivo é elaborar, planejar, apoiar e executar de modo articulado as propostas que envolvem ações de educação e humanização na saúde em âmbito municipal. O NEPSHU deve ser formalizado por meio de Decreto Municipal, garantindo que suas ações sejam desenvolvidas

“Analisar e construir coletivamente o perfil da força de trabalho no município, as necessidades de formação e gestão do trabalho, com valorização dos trabalhadores é uma das atribuições do NEPSHU”, pontua Glícia.

Outro ponto a ser estabelecido é elaborar uma agenda anual de EPS para os servidores da Secretaria Municipal da Saúde em todos os níveis de atenção e demais prestadores de serviços do SUS, usuários e ensino considerando as políticas públicas e programas, bem como eventos e campanhas e datas comemorativas da saúde.