Sociologia: Prefeito e vice de Cocal participam de entrevista com alunos do CMG

O Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin e a vice, Cirlene Golçalves Scarpato foram os convidados para uma entrevista solicitada pelos alunos do terceirão do Colégio Maximiliano Gaidzinski. O objetivo do encontro nasceu de uma atividade da disciplina de Sociologia ministrada pela Prof. Sandra Tassi Mondardo. Nesta atividade buscou-se a contextualização dos conceitos trabalhados em sala de aula no cotidiano da comunidade de Cocal do Sul.  A temática envolveu o estudo sobre a mobilidade social que significa o fenômeno em que um indivíduo (ou um grupo) que pertence a determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social.

A entrevista aconteceu na Instituição como manda o figurino e com direito a gravação de vídeo. Para os alunos, Karina Feliciano, Natália Morona M. Ferreira e Filipy da Silva Matos a entrevista foi uma experiência diferente, já que se trata de pessoas destaque na comunidade e que podem servir de exemplo aos alunos. “Nós nos propomos a saber das dificuldades administrativas, história deles desde a infância até os dias de hoje, ascensão da economia no município, o que mudou na vida deles. Para nós, um político não tinha tanta preocupação. Observamos também que eles são bastante preocupados. O prefeito destacou que o tempo é curto e nem sempre dá para fazer tudo. Ele acredita que não basta fazer tudo pela cidade, e sim o que ela necessita”, destacaram.

A atividade, segundo a professora Sandra seguiu as etapas que uma pesquisa social exige. “Agendamos um dia específico para realizarmos a aula de Sociologia na praça para assim visualizarmos os conceitos de forma contextualizada através da observação e movimentação das pessoas da comunidade. No segundo momento, os alunos entrevistaram pessoas com ascensão econômica vertical e, após, eles analisaram os dados obtidos e puderam compartilhá-los com a turma”, explica.