Cocal do Sul passará a oferecer atendimento especializado na área de odontologia
A partir do mês de junho, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul passará a disponibilizar serviços especializados na área odontológica. Os casos de maior complexidade ou que não podem ser resolvidos pelo dentista da Estratégia de Saúde da Família serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Içara.
Para a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez o atendimento especializado era um dos objetivos desta administração que agora passa a ser realidade. “O serviço vem a melhorar significamente o acesso aos procedimentos de média complexidade, facilitando a vida do cidadão e contribuindo para a qualidade da saúde bucal”, afirma.
Segundo a dentista Giovana Galato Santa Rosa, coordenadora de Saúde Bucal o CEO vai ser muito útil no auxílio de tratamentos e diagnósticos. “Atualmente trabalhamos com prevenção de doenças bucais, principalmente o Câncer de Boca e, após o exame clínico, se for detectada alguma alteração, o paciente realizará uma biópsia. Já tivemos dois diagnósticos recentemente. Todos foram encaminhados ao oncologista para realizar tratamento”, relata a dentista.
O projeto também se estende à população em geral. Quem tiver alguma desconfiança de doença, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer uma consulta com o dentista. Caso ele note alguma alteração, encaminhará o paciente ao CEO.
Outro grande benefício é que o CEO atende portadores de necessidades especiais, que precisam de cuidados especiais na hora de receber tratamentos odontológicos, como: pacientes portadores de sofrimento mental, com movimentos involuntários, pessoas com doenças endócrino-metabólicas, alterações genéticas, deficiência neurológica e degenerativas, autistas, gestantes de risco, cardiopatas entre outras situações. “Quando houver necessidade de atendimento sob sedação e/ou anestesia geral, esse será encaminhado para o Hospital São Donato”, explica.
Saiba mais sobre o CEO
O CEO é o Centro de Referência para a realização de atendimentos mais graves, como: tratamento de canal (endodontia), de gengiva (periodontia), extrações de siso (Cirurgia Bucomaxilofacial) e atendimento a pacientes especiais. A média de atendimentos especializados mensais disponíveis para Cocal do Sul será de 42 pacientes. Eles serão encaminhados de suas respectivas Unidades de Saúde após exame clínico, exame radiográfico e controle da infecção bucal realizada pelo dentista da unidade. A partir do mês de junho, além de Cocal do Sul, o CEO de Içara atende também pacientes dos municípios de Balneário Rincão e Morro da Fumaça.