500 alunos de Cocal do Sul se preparam para a Olimpíada de Matemática que acontecerá na próxima semana

Buscando superar mais uma vez as conquistas do ano passado, 500 alunos das escolas municipais de Cocal do Sul se preparam para a primeira fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), marcada para o dia 27 de maio. No ano passado, 10 alunos conquistaram menções honrosas e um alcançou a medalha de bronze. No município, a vontade dos gestores e professores em promover o incentivo pelo aprimoramento da aprendizagem da matemática norteou para um projeto especial: o Clubinho da Matemática. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação atende alunos das Séries Finais das Escolas Municipais Cristo Rei e Demétrio Bettiol. Mais de 100alunos se preparam desde o início do ano para mais um desafio. Com duas aulas semanais no contra turno, as oito turmas se dedicam ao aprendizado, macetes e  dúvidas para irem mais além. As oito turmas formadas são atendidas pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina Guizzo e Ana Lúcia Pintro.

Com a chegada do dia, a ansiedade dos alunos aumenta, como é o caso da aluna Isabela de Oliveira. “Estou me dedicando por inteiro. Quero ser a primeiramenina medalhista do município”, afirmou.  Segundo  a professora Ana Lúcia a região ainda não dá a devida atenção a esta oportunidade.“Estamos trabalhando e incentivando a cada ano a participação dos alunos.Esse ano esperamos chegar ainda mais além. Contudo, o mais importante não são as menções honrosas ou as medalhas que desejamos vê-los recebendo, mas sim, o conhecimento matemático que por eles é assimilado através de resolução de questões, da discussão de estratégias para resolver problemas, de jogos, de vídeos e de atividades práticas”, ressaltou.

Programa de Iniciação Científica

Hoje, pela primeira vez, acontece em Criciúma o pólo do PIC (Programa de Iniciação Científica). Estudantes de vários municípios estão se reunindo para estudar matemática, sendo que a maioria é medalhista. O aluno Mateus Bez Fontana de Cocal do Sul, conquistou no ano passado a medalha de bronze.O prêmio o motivou e este ano a dedicação é ainda maior. “Eu acho que é uma boa oportunidade para ampliar os conhecimentos em matemática, sendo que lá a gente aprende coisas que nem no ensino médio é ensinado. É um pouco difícil o que eles ensinam, complicado de entender, mas com um pouco de esforço dá pra tirar bastante proveito”, afirmou Mateus. Dezoito alunos participam do PIC na região. Eles se reúnem na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jorge Da Cunha Carneiro, no Bairro Brasília, em Criciúma. Os encontros acontecem uma vez por mês. O monitor do PIC é Lucas SpillereBarchinski. “Temos também o aluno Pedro Lucas Inocente (EEF Demétrio Bettiol) fazendo o PIC, ele ganhou menção honrosa e por iniciativa própria entrou no site, descobriu que podia se cadastrar e se como sobrou vaga foi chamado para participar. Ficamos surpresas quando soubemos que ele estava fazendo, isso nos deixa feliz porque é isso que queremos, alunos que vão além, que não esperam pelo professor”, finaliza a professora Ana Lúcia.