Crianças da educação infantil aprendem matemática “Contando Brincando”

         As noções matemáticas podem ser complicadas para as crianças, mas nem tanto quando os números são trabalhados de forma prazerosa. Na Educação Infantil de Cocal do Sul o aprendizado matemático dos alunos ganhou “agilidade” durante o ano letivo de 2010. Resultado do projeto “Contando Brincando” desenvolvido em sete escolas municipais. O encerramento das atividades reuniu, em culminância, aproximadamente 500 alunos, professores e pais que puderam, em um dia diferente e divertido, interagir e jogar com 28 jogos matemáticos.     

        Boliche, árvore encantada, bingos de número e quantidade, encaixe, trilhas com carrinho, figuras geométricas, lobo mau, chapeuzinho, bezzete, agrupamento e pescaria foram alguns dos jogos expostos. Tudo confeccionado com materiais recicláveis, como tampinha de garrafa pet, tecidos na confecção de tapetes, emborrachados coloridos, entre outros. Segundo a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Thais Albino Olivier  os jogos atraem a criança e as vantagens são inúmeras. “Eles estimulam a concentração e a aquisição de conceitos matemáticos, como: menos, mais, maior, menor, números e figuras geométricas, por exemplo. Além de propiciar a vivência de regras de jogos e a resolução de problemas. Nosso objetivo foi alcançado. De forma lúdica contribuímos para um aprendizado prazeroso no universo da matemática e estimulante”, ressalta.        

         O jogo com carros foi o preferido do aluno Lucas Possamai, 5 anos. “A gente joga o dado e vai pulando as casas prendendo a somar e diminuir. É muito legal”, destaca. Para a professora-diretora, Ana Paula Cechinel com as brincadeiras, as crianças aprendem matemática muito mais rápido. “Os benefícios são nitidamente percebidos. Elas ficam mais atentas, corrigem quando a soma dá errado e o envolvimento e participação dos alunos é unânime”, observa.