Cocal do Sul incentiva ações contra câncer de próstata

           Depois das mulheres, o mês de novembro será dedicado para a saúde do homem por meio da Campanha Novembro Azul que evidencia a prevenção do Câncer de Próstata. Durante este mês, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul realizará uma série de ações para alertar e conscientizar. O Governo Municipal investe na divulgação por meio de painel eletrônico, faixas e outros itens onde predomina a cor AZUL. O município conta ainda com uma agenda diferenciada para facilitar o acesso do homem aos serviços médicos e de enfermagem e receberão brindes simbólicos alusivos ao tema. 

           A Secretaria de Saúde também viabilizará consultas com o Urologista Dr. André Rodrigues, na Unidade de Referência com o objetivo de agilizar o atendimento dos homens que estão na fila de espera, além de priorizar o agendamento de exames relativos ao aparelho urinário e reprodutor masculino.

          O Dia D da Campanha Novembro Azul será nesta sexta-feira, 14. Uma programação diferenciada será realizada no centro da cidade, no período matutino, com colaboração das Agentes Comunitárias de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Neste dia serão distribuídos 1000 jornais informativos sobre a Saúde do Homem.  “Estamos trabalhando no intuito de conscientizar o público masculino sobre uma mudança de comportamento em relação à saúde, para procurarem as unidades do Município, onde receberão orientações para o atendimento. Os homens precisam superar o preconceito e buscar a prevenção contra o câncer de próstata. O exame de próstata é simples e rápido, porém é necessária a prevenção para detectar a doença e garantir um tratamento adequado”, informa a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez. 

Sobre a campanha

           Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização dos homens quanto a combate e prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. Só no último ano, foram identificados 60 mil novos casos da doença, que se manifesta quando as células da próstata, glândula responsável pela produção do esperma, começam a se multiplicar desordenadamente. 

Sintomas que podem indicar um câncer de próstata?

           Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.  Médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. (FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/137cancer_prostata.html) 

            Mais informações pelo telefone: 9933-2300, Sinara.