Comitiva italiana visita Cocal e conhece projeto de mora desenvolvido das escolas

O Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Aninha Gonçalves Scarpato receberam a visita do grupo da Trevisani Nel Mondo, de Treviso, na Itália. Uma cerimônia festiva marcou o ato de recepção com o objetivo de estreitar as relações entre o município e a região Vêneto.

Os visitantes, Beby Rossi (Presidente da ATM de Treviso), Sara Barro (Neo Presidente), Alessando Fachin (Representante dos jovens Trevisanos), Wally (Presidente da ATM de Mogliano Veneto) e Pamela (Secretaria da prefeitura de

Veneza) foram surpreendidos com as batidas fortes na mesa de madeira e as chamadas dos números em alto tom de voz pelos alunos da escola Demétrio Bettiol que demonstraram a paixão pelos jogos de mora. O projeto é desenvolvido na rede municipal de ensino com o objetivo de valorizar a cultura.

O jogo da mora é uma tradição trazida da Itália, sobretudo pelos imigrantes da região do Vêneto, tradição esta que se manteve e se incorporou aos hábitos e costumes dos seus descendentes. “Nós estamos muito felizes em poder encontrar aqui esse jogo  que era tão divertido e que foi proibido na Itália por volta de 1920. Hoje, só as famílias bem isoladas ainda jogam.

Estamos felizes em poder recordar e por Cocal estar difundindo essa tradição

por meio desse resgate na escola”, disse Beby Rossi.

O grupo está na região para fazer um intercâmbio cultural e uma pesquisa de campo para um futuro envolvimento comercial. “Esta é a segunda vez que visito Cocal e tenho o prazer de estar com o prefeito que tão bem sabe administrar e trabalhar a cultura”, ressalta a italiana Sara.

Para o Prefeito receber a visita de italianos é muito importante para a cultura do município. “Nós temos uma forte ligação com a colonização italiana e não queremos deixá-la morrer. Além disso, os italianos deram grande contribuição no desenvolvimento da cidade”, destaca Magagnin.

A visita também foi prestigiada pelo Secretário de Administração e Finanças, Clédio Fachin, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel R.Quarezemin, Diretora da Escola Municipal Demétrio Bettiol, Elaine Correa, Diretor de Cultura e Turismo, Juarez Fogaça e acompanhava a comitiva o representante do CONVESC, Antônio Fachin Filho. Ao final do encontro, os italianos presentearam o prefeito com a bandeira da região Vêneto, na Itália.