Casos de furto crescem em Cocal do Sul e prefeito se reúne com autoridades para discutir o problema

            O número crescente de furtos em residências e estabelecimentos preocupa os moradores e coloca em alerta as autoridades do município. O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto e o vice, Valdemar Bettiol se reuniram nesta segunda-feira, 23/01, com o delegado da Comarca de Urussanga, Fernando Pagani Possamai e o responsável pela delegacia de Cocal, Evandro Rodrigues para tratar da segurança da cidade.       

            Segundo o balanço feito pela Policia Civil, no ano passado 1400 boletins de ocorrência foram registrados. Quase o dobro em relação aos anos anteriores. Também foram instaurados 130 inquéritos. De junho a dezembro de 2008, 33 residências foram arrombadas. Só neste mês (janeiro), 140 boletins de ocorrências foram notificados.          

              De acordo com Evandro Cocal já não é mais aquela cidade onde todo mundo conhecia todo mundo. “Hoje são mais de 15 mil habitantes. Muitos vêm de fora. E apenas dois policiais civis formam o efetivo. Na polícia militar são 12. Temos o trabalho burocrático da delegacia, investigativo e o atendimento em geral. É complicado dar conta de tudo e, ainda, solucionar os problemas num curto espaço de tempo”, explica.              

              Possamai ressaltou que a realidade de Cocal do Sul também se  estende a de Urussanga e Morro da Fumaça. “Nós trabalhamos com um número de policiais, viaturas e demais condições que nos limita. Por isso da importância da força política nesse processo e a participação da comunidade, principalmente no que diz respeito a busca de recursos, ações em parceria,  denúncias e casos suspeitos”, destaca.        

               Para Bortolatto estreitar o relacionamento entre os órgão públicos e as várias instituições do município se faz necessário para estabelecer parcerias que busquem a melhoria da segurança da cidade. “Os números nos assustam. Cocal do Sul sempre foi uma cidade passiva. Precisamos cortar o mal pela raiz e trabalhar em conjunto”, ressalta.           

              O prefeito vai se reunir ainda com a Polícia Militar do município, presidentes de associações e demais órgãos para discutir e traçar um plano de ação para a melhoria da segurança. Um projeto para instalação de câmaras nos principais pontos da cidade está em andamento. Também será discutido a possibilidade da implantação da Guarda Municipal e o funcionamento (revitalização) do CONSEG.                  

               Outras informações pelos telefones: 3447-0465 (delegacia) ou 9977-6967 (Evandro). Prefeito: 9627-6045 ou 9984-0156.