Cocal irá transmitir versão final de “Francisco de Assis – Uma lição de vida” na praça nesta quarta-feira

A história de superação do urussanguense Francisco de Assis Domingos conduz um dos filmes mais adaptados para os de­ cientes visuais na atualidade: “Francisco de Assis – Uma lição de vida”. O cineasta e diretor do filme, Yves Goulart, volta a Urussanga e Cocal do Sul para lançar o DVD e a versão ­ final do documentário após um intenso trabalho de captação de imagens, edição e ­finalização da obra que durou sete anos. Um dos diferenciais do filme é a implantação de áudio descritivo às cenas visando à acessibilidade para cegos.

O bairro Santana e a cidade de Cocal do Sul são locais que contemplam as filmagens feitas em 2007. Por isso, Goulart apresentará o ­filme na Praça da Matriz, em Cocal do Sul, nesta quarta-feira 02), às 21 horas, em um telão que será montado no local em  parceria com a CDL do município. A exibição gratuita acontecerá após a novena e contará com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão repassados a Paróquia e Cocal do Sul para doação.

Em Urussanga, local onde o personagem do documentário nasceu e tornou-se cego, o ­ filme será apresentado na noite de quinta-feira, dia 3, no Cine Mult 3D, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. Em Criciúma, o filme será exibido no dia 15, no Cine Clube Mult 3D Premium, às 19 horas. “Francisco de Assis – Uma Lição de Vida” é um documentário sobre Francisco de Assis Domingos, de 55 anos, natural de Urussanga, que perdeu a visão aos 25 anos, durante uma caçada, quando levou um tiro de espingarda disparado acidentalmente por um amigo. “Mais do que um exemplo de superação, o filme é, principalmente, uma história sobre amor e perdão repleta de humor, emoção, tragédia, pecado e redenção. E temos muito que aprender com esta lição. Por isso convido todos a prestigiarem a exibição oficial deste filme em nossa região”, frisa o cineasta Yves Goulart.

O ­ filme contou com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura através da Lei Rouanet e o patrocínio das empresas Ibrap e Esaf e Anjo Tintas. Além do documentário, o DVD traz materiais extras como depoimento do diretor com aulas de cinema e experiências na área,

RECONHECIMENTO

O filme “Francisco de Assis – Uma lição de vida” foi iniciado em 2007 com captação de imagens em cidades da região Sul de Santa Catarina. O documentário foi finalizado em 2014 e logo foi reconhecido com o Prêmio de Excelência da Accolade Global Film Competition, na Califórnia, nos Estados Unidos, em novembro de 2014. A estreia oficial do filme ocorreu mundialmente em abril deste ano durante o 16º Havana Filme Fest, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. No mês seguinte, o diretor do ­filme foi agraciado com o prêmio Palma de Prata, no Festival Internacional de Filmes do México.

RESUMO DO FILME

“Francisco de Assis – Uma lição de vida” conta a emocionante e incomparável história de Francisco de Assis Domingos, que ­fica cego aos 25 anos de idade, ao ser atingido por um tiro de espingarda acidentalmente disparado por um amigo. Francisco aprende a lidar com a de­ficiência visual no dia-a-dia, mas diferentemente de outros cegos, se torna massagista, campeã o de bocha, locutor de rádio, cantor e compositor de músicas regionais e orador de palestras motivacionais. Abre mão de sua aposentadoria por invalidez para continuar trabalhando e sustentando a sua família.