Covid-19: cadastro de vacinação de pessoas com comorbidades começa em Cocal do Sul

Pessoas com idade entre 18 e 59 anos precisam se cadastrar através do site da Prefeitura

A Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou o cadastramento on-line de pessoas com comorbidades que residem no município para a vacinação contra a Covid-19, em data ainda não definida. Poderão fazer o cadastro pessoas com idade entre 18 e 59 anos para posteriormente terem acesso à vacina.

O município está seguindo os protocolo previstos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, pessoas com síndrome de Down, com deficiência cadastradas para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pacientes que fazem hemodiálise, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea poderão receber a primeira dose dos imunizantes e pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 55 a 59 anos.

A vacinação continuará ocorrendo em sistema drive-thru, no mesmo local, na Rua Província de Bérgamo, próximo à Polícia Militar. Da mesma forma como a vacinação com os idosos ocorreu de forma decrescente em relação às faixas etárias, seguirá assim com o grupo com comorbidades.

A lista completa das comorbidades definidas como prioridade pelo Ministério da Saúde, está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1QIueAqhjj5k-bYGoaPR9hhbisBSLFVAd/view

Cadastro on-line

O formulário para cadastro está disponível no site oficial da Prefeitura: prefeituracocaldosul.sc.gov.br. Lembrando que pode ser preenchido no celular, tablet ou computador. Para o cadastro é obrigatório adicionar documento médico comprobatório da comorbidade, atestado ou declaração médica ou receituário que deve ser apresentado também no dia da vacinação, além de um documento oficial com foto, cartão SUS e CPF. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Gilmara Viel, a validade destes atestados médicos é de um ano.

“As pessoas que tiverem dificuldades com o cadastro poderão entrar em contato com as equipes das Unidades de Saúde, que já foram orientadas e estarão à disposição para auxiliar no cadastramento”, comenta Gilmara.

A enfermeira lembra que as informações prestadas neste cadastro deverão ser verdadeiras e que as pessoas cadastradas são, de fato, portadoras das comorbidades assinaladas, conforme documentos médicos comprobatórios. “O cadastro e documentos anexados serão analisados pela Comissão Técnica da Secretaria da Saúde de Cocal do Sul e as informações por prestadas poderão ser questionada”, frisa Gilmara.

Acesse o link para cadastramento:

Na fase I, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

– Pessoas com síndrome de Down;

– Pessoas com deficiência cadastradas para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC);

– Pacientes que fazem hemodiálise;

– Gestantes e puérperas com comorbidades;

– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

–  Pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 55 a 59 anos.