Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural bate recorde sem acidentes de trabalho

A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural finaliza a semana com um número muito positivo – 295 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. O último registro é do dia 10 de fevereiro, sendo que até então o recorde era de 249 dias. Tudo isso se soma a muito trabalho e orientação aos profissionais.

 

O técnico de segurança do trabalho, Nazareno da Silva Borges, é quem está à frente dos trabalhos de conscientização, orientação, treinamento aos profissionais e vistorias, com o objetivo de garantir a segurança em todos os ambientes de trabalho. Em especial na Secretaria de Obras, que é o local mais propício a situações de risco. Ele acredita que conscientizar os funcionários foi o ponto crucial para o bom resultado.

 

“Vale ressaltar, além do nosso trabalho de conscientização e orientação, a participação efetiva da administração pública e também o apoio da Secretaria de Obras; conversamos com os funcionários, estou sempre fazendo vistorias e assim identificamos situações de risco, dessa forma, passamos as orientações necessárias aos nossos profissionais”, declara Nazareno.

 

De acordo com o técnico, são diversas funções desempenhadas na Secretaria de Obras que requerem o uso de EPIs, que são os equipamentos que garantem a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

 

“O EPI (Equipamento de Proteção Individual) nunca irá neutralizar de forma efetiva o acidente de trabalho, mas pode minimizar bastante o agravamento daquele acidente”, explica Nazareno.  O uso deste tipo de equipamento é utilizado quando não é possível tomar medidas que permitem eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

 

No dia 27 de novembro foi celebrado o dia do Técnico de Segurança do Trabalho e ao longo do mês, foram realizados diversos treinamentos, como noções básicas de primeiros socorros na Secretaria de Infraestrutura, além de treinamento com extintores de incêndio para funcionários da Administração, Educação e Saúde.

 

“Esse recorde é graças à prevenção que está sendo praticada com o nosso técnico de segurança, são várias reuniões e sempre conscientizando os funcionários a se cuidarem.  O mérito também é de todos os nossos colaboradores que estão no dia a dia na rua, se expondo aos perigos de trânsito e máquinas pesadas”, comenta o secretário municipal de Infraestrutura, Vanderlei Figueiredo.