Cocal do Sul dá início ao Projeto Gol do Brasil, da CBF

O município é o primeiro do sul do país a implantar o projeto que contempla crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Com o objetivo de oferecer aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social, utilizando o esporte para contribuir na formação de meninos e meninas, foi lançado oficialmente em Cocal do Sul o projeto Gol do Brasil, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Na última sexta-feira (13), crianças, adolescentes, pais e autoridades se reuniram para a aula inaugural, no Estádio Municipal.

O momento histórico foi marcado por muita emoção, visto que Cocal do Sul é o primeiro município do sul do país a implantar o projeto. O evento contou com a presença de Elane Silva, representante da CBF, presidente da FCF (Federação Catarinense de Futebol), Rubens Renato Angelotti e autoridades locais.

Em parceria com o Governo de Cocal do Sul, a iniciativa contempla crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. Desde 2020, o projeto conta com a chancela de cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Gol do Brasil é uma das principais iniciativas da CBF Social que se utiliza do futebol para ensinar as 10 habilidades de vida estabelecidas pela ONU – autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com os sentimentos e o estresse, e comunicação eficaz.

“As crianças e adolescentes representam o futuro e dali podem sair grandes jogadores, mas o projeto vai muito além disso, ele tem o propósito de transformar vidas através do esporte e contribuir para mudanças significativas na vida destes jovens; agora temos o selo CBF/Fifa”, comenta o prefeito Fernando de Fáveri.