Análise dá negativa e lixo hospitalar não contamina nascente de rio em Cocal do Sul

            O SAMAE de Cocal do Sul recebeu, na última semana, o resultado da análise da água de uma nascente localizada no Rio Perso, interior do município. Uma quantidade expressiva de lixo hospitalar foi encontrada a 50 metros da nascente e havia possibilidade de contaminação, segundo técnicos. 

             De acordo com a engenheira química do Samae, Carla Possamai Della a água não teve alteração. “Não há contaminação. As pessoas que moram perto do local podem ficar tranqüilas, os riscos estão descartados. Realizamos dois testes, o segundo foi para confirmação”, ressalta. A análise foi realizada pelo IPAT, Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – Unesc.            

             O lixo foi retirado do local na última semana. “A Prefeitura Municipal contratou uma empresa especializada para dar destino certo ao material ao invés de incinerá-lo, o que vai causar menos impacto ambiental. Pouco mais de uma tonelada de lixo foi retirada e encaminhada para Içara”, afirma o secretário de saúde, Sidney de Oliveira.           

            Quanto às investigações, o responsável pela delegacia de polícia de Cocal do Sul, Evandro Rodrigues começou, ontem (19/05), a ouvir as pessoas intimadas, com base nas pistas encontradas no local (do crime ambiental). 

            O lixo foi descoberto no dia 06 de maio por funcionários da secretaria de obras de Cocal do Sul que trabalhavam nas proximidades. Mangueiras de soro e seringas, inclusive com sangue, foram encontradas.