Campanha contra hepatite conscientiza jovens e profissionais de risco em Cocal do Sul

             Salões de beleza e escolas foi o alvo da campanha contra as hepatites, principalmente B e C, em Cocal do Sul. Durante a semana, os profissionais da secretaria de saúde realizaram uma mobilização intensa de orientações.            

               Esse ano, as manicoras também foram consideradas profissionais de risco. Agentes de saúde visitaram os estabelecimentos e falaram sobre os cuidados. “Não são apenas as usuárias que devem estar atentas. A manicura precisa se proteger utilizando luvas, esterilizar alicates e demais materiais para evitar o contato através do sangue”, explica a enfermeira Gilmara Viel.        

             A campanha também seguiu com atividades educativas nas escolas. Primeiro foram os professores. Os profissionais pediram a contribuição dos educadores no processo de incentivo a vacinação e para que fiquem atentos. Depois, foi a vez dos estudantes. Através de um bate papo interativo, eles tiraram dúvidas e ficaram a par da  importância da prevenção da doença.           

             Em Cocal do Sul, 15 casos estão confirmados de hepatite B e C. Para a vacina ser eficaz é preciso receber três doses. “Quem ainda não completou 20 anos e não está em dia com a vacina, deverá se imunizar. A vacina é gratuita e pode ser feita em todos os postos de saúde do município”, ressalta Gilmara.  

             A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. As mais comuns são a B e C. A primeira é transmitida através de relações sexuais e do contato com sangue contaminado. Ela age silenciosamente contra o fígado. Já a segunda, é freqüente entre os usuários de drogas.