Outubro Rosa: sábado com programação especial na Feira da Agricultura Familiar em Cocal do Sul

Já consolidada em Cocal do Sul, a Feira da Agricultura familiar sempre acontece nas sextas e no segundo sábado do mês, com a sua edição especial, coincidindo com o horário estendido do comércio. E neste mês, a programação será dedicada ao Outubro Rosa, com a participação da Associação Amigas do Peito, que estará vendendo paella no valor de R$ 20,00. O evento irá ocorrer neste sábado (9), ao lado do paço municipal, das 8h às 15h.

“As pessoas poderão comer no local, teremos mesas e cadeiras, além de uma programação musical com os artistas Maicon Lilo e a dupla Giovani e Patrícia, mas também há a opção de levar o almoço para casa; as bebidas estarão sendo comercializadas pela ONG Abraça Cocal”, explica o coordenador de desenvolvimento rural e responsável pela feira, Jucemar Macari.

Além disso, a Associação Amigas do Peito também venderá camisetas e máscaras, nos valores de R$ 35,00 e R$ 8,00 respectivamente. O objetivo desta edição especial é o alerta quanto à saúde da mulher. As integrantes do grupo também estarão orientando e tirando dúvidas, além de mostrar o trabalho voluntário que prestam em Cocal do Sul.

Os ingressos podem ser adquiridos com a Associação Amigas do Peito, na Prefeitura Municipal, Jornal Cocal, Consoni Materiais de Construção e Zélia Cabeleireira. Todo o lucro arrecadado será destinado à entidade, que presta assistência a pessoas portadoras de quaisquer tipos de câncer. A associação de direito privado, de caráter organizacional beneficente e filantrópico nasceu em 2015 e desde então reúne pacientes de câncer para trocarem experiências quanto ao tratamento.

Associação Amigas do Peito – dedicação e carinho ao próximo

Atualmente, a sede do grupo funciona junto ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Cocal do Sul, coordenado pela presidente Teresa Locatelli e pela vice-presidente Fátima Cologni. “As Amigas do Preito vêm desenvolvendo ações de apoio às acometidas pela doença, sendo a maioria do grupo formada por mulheres que desenvolveram o câncer de mama, tendo ainda casos de câncer de cabeça, intestino, útero, pele, fígado e faringe”, explica Teresa.

Além da troca de experiências e assistência às pessoas portadoras de câncer, o grupo também realiza diversas ações, tendo como principal o Outubro Rosa. As Amigas ainda organizam subsídios que possam auxiliar no tratamento, como grupo de reabilitação oncológica, cirurgias, exames, consultas, medicamentos, assistência psicológica, nutricional e judicial.

Conforme a presidente do grupo, todos os serviços são realizados de forma gratuita, sem qualquer tipo de cobrança de mensalidade. “As Amigas do Peito de Cocal do Sul querem promover o bem-estar de todos, destacando que muitas das integrantes passaram pelo árduo tratamento e hoje têm uma vida normal, com vitalidade e prazer e que vêm servindo de espelho para aquelas que estão passando pelas dificuldades do tratamento”, ressalta Teresa.