Vereadores e procurador geral de Cocal do Sul conhecem projeto de reciclagem em Içara

Nega Citadin, Luiz Francisco Honório, Vicervânio Bez Fontana (Toco) e procurador geral do município estiveram conhecendo projeto que permite trocar lixo por alimentos.

Trocar lixo por alimentos – essa é a proposta de um projeto “Reciclou, levou” que já foi implantado em Içara e que vem dando certo. Os vereadores Nega Citadin, Luiz Francisco Honório, Vicervânio Bez Fontana (Toco), além do procurador geral do município, Eduardo Rocha, que esteve acompanhando a visita na na Feira da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (COOPAFI).

Resíduos secos, como plástico, papel, metal e vidro, podem ser trocados por tickets para a compra de alimentos na Feira da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara. E essa é a intenção do governo municipal, implantar essa iniciativa na Feira da Agricultura Familiar.

Os vereadores, em conjunto com a administração municipal, estão buscando conhecimento sobre a possível implantação do projeto e averiguando, junto ao procurador geral, a legalidade. Em Içara, a coleta é realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Por um Amanhã Melhor”, que também faz a triagem do material. A ideia é fazer o mesmo em Cocal do Sul.

“O projeto é um incentivo enorme para que a população possa separar seu lixo diariamente, além de também fomentar a feira, incentivando os agricultores do nosso município”, declara Nega. Ela acrescenta ainda que o projeto “Reciclou, levou” poderá ter um grande impacto ambiental na cidade.

O vereador Luiz Francisco Honório avaliou de forma muito positiva a visita no município de Içara, devido à eficácia do projeto. “Todos ganham: catadores, pois vai gerar renda, a Prefeitura, que terá economia, e os munícipes; fora o benefício à natureza, pois tudo que é retirado da rua será reciclado, e assim teremos uma cidade mais limpa”, pontua.