Cerimônia marca a abertura oficial das Olimpíadas Escolares em Cocal do Sul

Jogos iniciaram na segunda-feira e seguem até sexta, contemplando quatro escolas de ensino fundamental

A manhã desta quarta-feira (13) foi marcada pela abertura oficial das Olimpíadas Escolares. Os alunos das redes municipal e estadual de ensino de Cocal do Sul, além de autoridades, dirigentes, familiares e atletas, estiveram presentes no ginásio municipal para prestigiar a solenidade. Os jogos iniciaram na segunda-feira e seguem até sexta-feira (15).

Essa é uma iniciativa do Governo do Munícipio, por meio da Autarquia Municipal do Desporto de Cocal do Sul (AMDCS), e tem como objetivo a integração das escolas, incentivando o esporte no dia a dia de crianças e adolescentes. As modalidades das Olimpíadas Escolares são handebol, voleibol, futsal, xadrez e tênis de mesa, com as categorias sub-13 e sub-16.

A solenidade contou com o acendimento da tocha olímpica, indicando o início oficial dos jogos escolares. “A chama fica acesa porque ela ilumina o coração de cada um que participa; o importante é participar, é competir; investir no esporte no presente é a certeza de investir e acreditar no futuro de cada um desses atletas”, pontua o prefeito.

“Nosso objetivo principal é a integração entre as escolas e, dentro desta integração, nós também definimos qual a escola que vai representar o município de Cocal do Sul nos jogos escolares que o governo do estado promove, que é para a etapa regional”, explica o diretor da AMDCS, Jean Reis. “Os jogos são entre todas as escolas do município de Cocal do Sul, independente se for particular, estadual ou municipal”, complementa.

Os jogos vêm como um incentivo aos atletas neste período de pós pandemia. A aluna Natalia Alves Borges está participando pela primeira vez das olimpíadas. “É uma sensação incrível, principalmente ver o placar e ver que estamos melhorando cada vez mais e até nos qualificando; dessa forma dá para ter um espaço maior para que possamos mostrar o que podemos fazer”, ressalta.

“Os jogos possibilitam que esses jovens possam voltar a praticar atividades físicas, sem contar que a interação entre escolas é fundamental para a socialização”, salienta a professora de educação física, Georgea Osellane.

Para o aluno Alexandre Scarduelli Guimarães, as Olimpíadas Escolares são uma grande oportunidade. “Eu gosto bastante de esporte, é muito bom participar das competições; mas eu penso mais em fazer os outros meninos felizes jogando, porque eu sei que eu vou estar ali fazendo o que eu gosto e eu quero que eles gostem do que eles estão fazendo também”, diz.