Projeto Psicomotricidade reúne centenas de crianças para uma ação educativa

               Conscientizar crianças e profissionais da importância dos movimentos do corpo para o desenvolvimento através de atividades recreativas. Esse foi o objetivo da 1ª Etapa do Projeto “Psicomotricidade: uma ação educativa” que reuniu quase 400 alunos da rede municipal de educação infantil de Cocal do Sul. 

              O evento aconteceu no ginásio de esportes Gílio Búrigo. O planejamento e organização das atividades foram selecionadas e mediadas pelos professores de educação física e gestores das instituições.  

              De acordo com a coordenadora pedagógica, Thais Albino Olivier psicomotricidade “durante o encontro as crianças participaram de atividades onde foram utilizadas técnicas do exercício físico relacionando motricidade, mente e afetividade com o objetivo de desenvolver, melhorar e aprimorar o desenvolvimento global”, explica. 

             A primeira etapa foi voltada ao esquema corporal e lateralidade. As atividades desenvolvidas foram baldeball, circuito psicomotor, quebra-cabeça do corpo humano, tiro ao alvo, dança, pintura de rosto, tatuagens e a brincadeira do equilíbrio com funil de garrafa pet e bolinhas de tênis. 

             O trabalho contribui para que os profissionais apurem o olhar sobre o desenvolvimento da criança, bem como, agrada os pequenos que passam a desafiar suas possibilidades. “É indescritível sentir o coração da criança aos pulos por ter conseguido ultrapassar seus medos. Temos a certeza de que espaços de integração e recreação com objetivos claros, possibilitam uma educação de qualidade”, destaca Thais.  

             As próximas etapas acontecerão nos dias 30 de junho e 06 de outubro com atividades relacionadas a Coordenação Motora, Percepção Sensorial, Estruturação Temporal e Espacial. De acordo com o secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano é satisfatório os resultados obtidos nesta ação. “Agradecemos aos profissionais de educação física que proporcionaram um dia educativo e diferente que trabalha e educa o corpo da crianças com um todo”, finaliza.  Mais informações pelo telefone: 9142-1339.