Corais internacional e nacional encantam Cocal do Sul num belo espetáculo de vozes e clima de natal

“Maravilhoso. É o tipo do evento que faz bem para a alma. É disso que Cocal precisa. Movimentar a área da cultura para acostumar o povo a participar e prestigiar as coisas boas”. Foi com essas palavras que a professora aposentada, Marly G. Bastos Pinto  definiu a mostra de corais paralela ao XXII Festival Internacional de Corais de Criciúma, realizada em Cocal do Sul, na noite desta quinta-feira, 26. O evento foi promovido pelo Governo Municipal por meio da Diretoria de Cultura.  Um verdadeiro espetáculo de vozes entoadas por quatro coros que encantou Cocal do Sul com a apresentação do Coro Amikanto do Uruguai, Femina Vox 25 do Rio Grande do Sul, Gerações de São Paulo e o anfitrião do encontro, Associação Coral Eliane.

O evento foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin, a vice-Prefeita e Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Cirlene Gonçalves Scarpato e o Diretor de Cultura Juarez Fogaça. “Nós presenciamos um verdadeiro espetáculo munido de qualidade técnica e diferentes estilos, culturas e performances”, destacou Magagnin.

Para o maestro Sul Cocalense, Jaime De Brida foi um encontro fantástico.

“Uma pena que o povo ainda pouco valoriza. Uma oportunidade que custa a aparecer em nosso município. A gente sempre aprende só no ver e escutar. Pra mim não tem coisa mais linda, fico emocionado”, observou.

O Maestro Rogério Alves, de São Paulo, acredita que é fundamental essa iniciativa para fortalecer a cultura do município e da região. “Esse evento faz uma aproximação com o público para a formação do canto coral”, destaca.

O grupo do Uruguai parabenizou o município pelo interesse, valorização e recepção. “Esse momento é um verdadeiro intercâmbio cultural e Cocal nos recebeu muito bem. Esperamos voltar”, avaliou André Vanderhoeght, do Coro Amikanto.

As vozes das mulheres do Rio Grande do Sul encerraram a noite com a sensibilidade e suavidade da alma feminina e sentimento de paz. “O canto coral é socializante. Ele integra os grupos com diversos tipos de trabalhos musicais. Num mundo conturbado com como ai está, nós precisamos dessa união.

A música traz essa união e a gente aprende um com o outro. Tudo é bonito e o importante é a integração. Os corais perderam muito isso e precisam resgatar com a ajuda de ações como essa que vimos em Cocal”, finaliza a preparadora vocal do Femina Vox 25, Regina Machado Schaumloffel.