Mais de 800 consultas médicas foram desperdiçadas por ausência de pacientes em Cocal do Sul

Número é referente apenas ao primeiro trimestre de 2023, incluindo consultas especializadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul divulgou um balanço referente à ausência dos pacientes nas consultas e exames – somente no primeiro trimestre de 2023, mais de 800 consultas médicas e odontológicas já foram desperdiçadas por pacientes que não informaram as faltas.

Os números preocupam, visto que no município, as consultas em saúde pública são agendadas previamente. Da mesma forma, os cancelamentos também devem ser comunicados com antecipação. “Fazemos um apelo para que a população tenha responsabilidade social, evitando faltar e se precisar faltar a uma consulta, é preciso avisar com antecedência, evitando assim que as filas cresçam”, comenta a secretária de Saúde, Glícia Pagnan.

A secretária afirma que chegam a faltar mais da metade dos pacientes em uma consulta com o médico neurologista, mesmo com o uso de todas as ferramentas que a Secretaria tem à disposição. “Se comunicado com antecedência a ausência daquela determinada consulta ou exame, não perdemos a vaga, pois é possível redirecionar para a próxima pessoa da fila de espera através do sistema de agendamentos”, complementa.

Além disso, vale ressaltar que cada ausência não comunicada pelo paciente gera perdas, seja a perda do tempo do médico que ficou com o consultório vazio, perda do dinheiro público e a perda do tempo da pessoa que ficou na fila e vai ficar ainda mais tempo esperando.