Ampliação e Desassoreamento da Barragem do Rio Cocal “Tiburcia Josefina da Silva Guedes”

Localizada entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália, a barragem do Rio Cocal é a principal represa da cidade. Antes das obras, a barragem possuía área de 3.862,00 m quadrados e capacidade de reserva de 9.886,72 metros cúbicos. Com a ampliação, a área passará para 5.744,00 metros quadrados e capacidade de reserva de 17.576,04 metros cúbicos.

O investimento total das obras foi de aproximadamente R$ R384.758,00.

A barragem leva o nome de “Tiburcia Josefina Da Silva Guedes”. Ela era uma jovem encantadora, alegre e carismática, e no auge de seus 20 anos casou com Aristeu Semmann Guedes, um jovem que veio de outro município para trabalhar na Mina de Carvão, que ficava localizada no Barro Branco, município de Lauro Muller, local onde ela também morava.

Pouco tempo depois mudaram-se para o Município de Urussanga e ela e seu esposo tiveram 8 filhos, 5 homens e 3 mulheres. Em 1973 seu esposo Aristeu aposentou-se e decidiram mudar-se para o Cocal do Sul que na época pertencia ao Município de Urussanga.

No ano de 1982 seu Aristeu a falecer com a idade de 54 anos. Tiburcia acolheu em sua casa vários trabalhadores, que vieram para Cocal do Sul para trabalharem na Industria Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Em 1991 Cocal do Sul deixou de ser Distrito de Urussanga e passa a ser Município, e Tiburcia, escolheu um cantinho de terra próximo ao rio onde seus filhos brincaram por anos, local que passou a ser chamado de Bairro Cristo Rei.

Por muitas vezes abriu as portas da sua casa para receber os evangélicos da Assembleia de Deus que usavam o rio para realizar o batismo nas águas e além disso, também sedia as dependências de sua casa para os banhistas que ia tomar banho no rio.

No ano de 2009 Tiburcia Josefina da Siva Guedes veio a falecer com 80 anos, com seus cabelos brancos, mãos calejadas e coração puro e generoso. Deixando seu legado, 8 filhos 21 netos, 26 bisnetos e 10 tatara netos.
Tiburcia ou como todos conheciam tia Tiburcia deixou saudades, lembranças e uma história em nossa cidade de solidariedade, cultivo do valor da família, honestidade, trabalho digno e fé.