Pavimentação Asfáltica Rua Fernando de Fáveri

A Rua Fernando de Fáveri, que liga a Cerâmica Eliane à SC-108, no Centro de Cocal do Sul, recebeu pavimentação asfáltica e foi inaugurada no dia 17 de setembro de 2021. A melhoria na via beneficiará não só os moradores daquela localidade, como também os motoristas que trafegam diariamente por ali. A via, cuja extensão é de 243 metros, teve investimento total de R$ 190 mil, através de recursos próprios.

Por trás do nome da rua: conheça a história de Fernando de Fáveri

Fernando de Fáveri nasceu em Tubarão em 30 de maio de 1887, filho de Pedro de Fáveri e Maria de Fáveri. Com a idade de seis anos, passou a residir no Distrito de Cocal, quando essa localidade era conhecida pelo nome de Acioli Vasconcelos. Com 28 anos, casou-se com Marieta Dal Toé de Fáveri, com quem teve os filhos Germano, Hercílio e Otávio. Em 1919, depois de passar por um tempo na Argentina, retornou ao Brasil e passou a dirigir a Sociedade de Cooperativa Cocal. Mais tarde, foi convidado a assumir a direção da Sociedade Colonial Cocal durante cinco anos.

Incentivador da indústria carbonífera de nosso município, foi junto com Vitório Búrigo, Domingos Fontanella e outros, fundador da Companhia Carbonífera Visconde de Thonay. Mais tarde, reconhecendo que somente uma indústria de grande porte poderia dar maior desenvolvimento ao Distrito de Cocal, lançou a ideia de construir uma indústria cerâmica que foi a precursora da atual Cerâmica Eliane.

Em 1936, conseguiu a construção do Grupo Escolar Professor Padre Schuller PELO Governo do Estado, após doar a este toda a área necessária a sua construção. Foi sócio fundador da Rádio Difusora de Urussanga, hoje Rádio Marconi. Em 1946, foi eleito vereador pelo extinto Partido Social Democrático, e em 1948 foi presidente da Câmara Municipal.

Católico fervoroso, educou seus filhos nos sagrados princípios desta religião, a qual professou até os últimos instantes de sua vida. Faleceu em 24 de dezembro de 1976, sepultado no Cemitério do Distrito de Cocal.