Rótula/Monumento em Homenagem aos Ceramistas

O Governo de Cocal do Sul inaugurou na noite desta sexta-feira (4), a Rótula do Ceramista localizada na SC-108, no km 359, que dá acesso aos bairros Jardim Itália e São João. O investimento total foi de R$ 172 mil reais. Estiveram presentes no ato, prefeito, vice, servidores do Executivo, vereadores, presidente da Eliane e a comunidade.

A rotatória tem o objetivo de melhorar a mobilidade e fluxo na rodovia sc-108, além de garantir segurança a todos. A viabilidade para a implantação da rótula se fez necessária e urgente principalmente após a inauguração de um novo supermercado na localidade.

No dia 4 de agosto de 2021, o Governo de Cocal do Sul recebeu autorização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, por se localizar em uma rodovia estadual, para a implantação da obra da rótula. Já no dia 10 de novembro, a Câmara de Vereadores autorizou o município a dar início à obra.

*Histórico da cerâmica em Cocal Do Sul*

Muitas mãos tocaram o processo de fabricar cerâmica de revestimento na Eliane. Compartilharam sua história com a empresa. Dividiram suas conquistas e o dia a dia, muitas vezes, dividindo também a operação de maquinários tão importantes na criação das peças. Dois deles representam essa jornada, que um dia acaba para todos nós, mas que nunca será esquecida, e sempre será homenageada.

O “carro de queima de biscoito” e a “prensa à fricção” foram adquiridos ainda nos primeiros anos de funcionamento da Eliane Revestimentos, na década de 1960, e alcançaram o merecido descanso para, hoje, lembrarem a memória daqueles tempos.