Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

O QUE É CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de assistência social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
serviços ofertados.

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, podendo ofertar outros serviços, como abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias é unidade de oferta ainda do serviço de medidas socioeducativas em meio aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
público atendido.

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual ou raça; descumprimento de condicionalidades do programa bolsa família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade por adolescentes, entre outras.

Este espaço foi construído com recursos próprios, com investimento de R$ 291 mil reais, cuja área é de 170 metros quadrados. a obra iniciou em novembro do ano passado, levando cerca de 180 dias para conclusão. Em Cocal do Sul, a equipe do Creas é composta por uma assistente social, uma pedagoga, uma psicóloga e uma assessora administrativa.