Cultura

Cultura

As manifestações culturais em Cocal dos primórdios tiveram forte influência da religião católica. Comemorava-se muitos feriados e dias santos. Tradição mantida até hoje.

Cocal do Sul conserva a tradição da cultura italiana, tanto na diversão quanto na alimentação e esporte. As famílias descendentes guardam costumes herdados do século passado, começando pela gastronomia. É comum à mesa os pratos de polenta, macarronada, galinha caipira ensopada, queijo e salame.

O canto italiano também é cultuado. Existem corais que são destaques na região, como o Serenata d`Amore (vozes femininas), grupo Frateli Furlan e Nativita.

No esporte, os jogos de mora e bocha possuem grandes adeptos e admiração. A mora, por exemplo, já foi levada para as escolas e um torneio regional é realizado durante a programação da Cocalfest, em setembro. Já a bocha é disputada frequentemente nas diferentes comunidades do município e é uma das categorias dos Jogos Interbairros.

Para ajudar a conservar a história dos colonizadores e manter raízes, o município também conta com o Círculo Italiano de Cocal do Sul. Ele foi fundado em 02 de junho de 2001. O Circulo é mantido por um grupo de associados descendentes de italiano.

 

 

Corais

Pode-se dizer que o município possui vários grupos de cantores, que animam as festas religiosas tendo como principais corais:

– Coral Natividade

– Coral Nativita

– Coral Serenata d`Amore

– Coral Eliane

– Coral infantil Demétrio Bettiol

– Grupo Frateli Furlan

– Coral Sagrado Coração de Jesus

 

Museu

Para quem deseja voltar ao passado, o museu da cidade conta com um acervo com mais de 300 peças, além de documentos históricos, que traduzem a cultura no município.