Escola Demétrio Bettiol comemora 30 anos

            A maior escola municipal de Cocal do Sul Demétrio Bettiol estará em festa nesta sexta-feira, 03/12. A instituição vai comemorar 30 anos de fundação. Para festejar a data, a escola vai reunir toda a comunidade escolar para festejar e relembrar os primeiros momentos, a ascensão da instituição e emocionar.  Com mais de 500 alunos, a Demétrio Bettiol, localizada no bairro Brasília, foi a primeira do município e oferece o ensino fundamental.          

           A festa vai contar com apresentações artísticas, corte do bolo e exposição de fotos e fatos com o objetivo de descrever a trajetória da instituição. Homenagens também serão feitas ao primeiro professor, diretor, aluno, merendeira e demais profissionais.    

          A festa esta sendo organizada pela Associação de Pais e Professores e vai acontecer às 20h, na própria escola. Para a atual diretora, Eliene de Souza Figueredo esta é uma data importante porque grandes pessoas e  histórias passaram por aqui plantando o desenvolvimento. “O ponto mais significativo nesta comemoração é a participação das famílias, alunos e professores. Todos estão envolvidos e contribuem na realização deste evento. Uma festa construída coletivamente e em parceria. Sem este time não seria possível festejar e tão pouco construir esta caminhada de grandes conquistas e desenvolvimento”, afirma.         

    A história  

           A Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol foi fundada em 03 de dezembro de 1980, pela prefeitura de Urussanga, quando Cocal ainda era distrito. O terreno foi doado pela família Bettiol, que em homenagem ao seu mais ilustre antepassado cedem o nome “Demétrio Bettiol”, avô do atual vice-prefeito, Valdemar Bettiol.         

          Em uma área total de 4.566,64 m2 foram construídas inicialmente duas salas de aula, cozinha, secretaria, quatro sanitários e uma área coberta, para atendimento inicial de 80 alunos de 1a à 4a série do Ensino Fundamental. A escola foi crescendo e passando por ampliações para atender a demanda. Em 1996, o ensino integral foi implantado sendo um diferencial em toda a região. Os alunos passaram a ter cursos alternativos de música, dança, cerâmica, inglês, espanhol e informática, administrados no contra-turno por profissionais habilitados na área, tendo como objetivo o desenvolvimento de todas as potencialidades de seus alunos.               

          Atualmente a Escola possui 1.761,64m2 de área construída, atendendo 587 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, formando ao todo 25 turmas no Ensino Regular sob a direção de Eliene Figueiredo. Os alunos contam com aulas de informática com acesso a internet e laboratório pedagógico para os alunos do 2º ao 5º ano que apresentam dificuldades de aprendizagem. Uma orientadora educacional, psicóloga e  fonoaudióloga também dão suporte no atendimento. Os alunos do 1º ao 5º ano recebem como material didático-pedagógico, as apostilas do Sistema de Ensino Aprende Brasil. 

Diretoras que passaram pela escola

Adília Nicheli Bergman (três anos de permanência no cargo)

Vanda Maria Galli Denoni (12 anos)

Cirlene Gonçalves Scarpatto (11 anos)

Vilma Mari Bento (1 ano)

Geisa Carla Pereira (quase 1 ano)

Vanir Pizzolotto Bruch (1 ano)

Claudia Francisco (2 anos)

Adair de Oliveira (1 ano)

Eliene de Souza Figueredo (2 anos)

Curiosidades e destaques da escola 

– Geisa Carla Pereira, ex-aluna da escola, foi diretora em 2003,

– Alunos das séries iniciais foram destaques no IDEB – 2010

– A aluna Bruna Pereira da Silva alcançou o 3º lugar no Eestado no concurso mundial da paz, promovido pelo Lions Clube,

– O aluno Bruno Matiola  recebeu medalha de menção honrosa pela participação na olimpíada de Matemática,

– participação dos alunos na etapa inicial do Soletrando, programa do Luciano Huck, da rede Globo,

– Participação dos alunos na olimpíada de geografia promovida pela revista Nacional Geographic.