Prefeitura conclui desassoreamento do Rio Cocal e inicia do Rio Tigre
Para evitar as cheias em Cocal do Sul, o Governo Municipal realiza uma série de trabalhos de prevenção paralelamente. Um deles é o desassoreamento dos rios Cocal e Tigre. Nesta segunda-feira, o Samae em parceria com a Prefeitura intensificou o serviço no rio Tigre, no bairro Jardim Elizabeth, próximo a escola municipal Recanto Feliz . Uma quantidade expressiva de entulhos e lixo foi retirada do local. Segundo o prefeito, Nilso Bortolatto desde o ano passado os trabalhos de limpeza e desassoreamento vem sendo feitos para evitar as perdas. “Nossa preocupação maior é com o rio Tigre. Estamos estudando uma alternativa para a saída da água e evitar que o rio volte a transbordar. Uma reivindicação também da comissão formada pelos moradores Centro e Jardim Elizabeth atingidos no ínicio deste ano”, ressalta. O desassoreamento do rio Tigre deve ser concluído ainda esta semana.
Na última semana, o Samae finalizou os trabalhos no rio Cocal numa extensão de dois mil metros, entre a Estação de Tratamento de Água até a garagem da Prefeitura. Na seqüência, a equipe realizou a melhoria da via próximo as margens do rio, ao lado da rua Raul Pompéia, depois do Centro Comunitário do Bairro Jardim Itália. O plantio de árvore para fixar a margem e contribuir para a segurança das pessoas foi realizado em 150 metros de extensão.
O trabalho faz parte do projeto de desassoreamento e arborização realizado numa parceria entre Prefeitura Municipal, Fundac (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e Samae.