Proteção: Profissionais orientam crianças e adolescentes sobre exploração sexual
Com o tema “Como levar uma vida Protegida?Sem Violência?”, técnicos e profissionais da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul realizaram nesta segunda-feira, 19, uma ação alusiva ao dia de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O CREAS, CRAS do município realizaram uma palestra para crianças e adolescentes.
O encontro reuniu quase 100 alunos, na Escola Municipal Demétrio Bettiol.Segundo a psicóloga Luciana Geronimo o objetivo da ação é orientar as crianças e adolescentes a respeito da prevenção e da denúncia de suspeitas e abusos sexuais. “Nós abordamos com as crianças maneiras de se proteger, pessoas suspeitas e trabalhamos a paz em família, o respeito e tantos outros valores”, ressalta.
Outra atividade proposta aos participantes foi a elaboração de um desenho que represente uma vida sem violência. A intenção é utilizar os desenhos confeccionados pelas crianças e elaborar o novo folder do CREAS, que apresentará de maneira simples quais serviços prestados em relação a Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes. A ação reuniu as turmas do 3º, 4º e 5º ano com idades entre 09 e 11 anos. Os profissionais envolvidos do CREAS foram Luciana Geronimo (Psicóloga), Nadia Marisa K. Nunes (Assistente Social), Cristiane Pereira de Castro (Pedagoga) e Rafael Colombo (Advogado). O encontro contou ainda com a participação do Conselho Tutelar do município e a Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato.