Agricultoras de Cocal do Sul conhecem segredo da confeitaria

Elas são atentas aos mínimos detalhes. A quantidade certa de ingredientes, modo de fazer, tempo que vai levar, entre outros. Tudo para um resultado de qualidade. Sob orientação da instrutora de panificação do Senar, Cleusa Vergani, cerca de 20 mulheres agricultoras participaram do curso de confeitaria. O desafio: a busca do ponto certo das receitas.                 O curso teve início na última segunda-feira, 16/07 e termina hoje, 18/07. Durante os três dias, as mulheres fizeram 30 pratos. São tortas, rocambole, salgadinhos e docinhos. Segundo a extensionista da Epagri, Adreane Scopel, “a iniciativa tem o objetivo de além de melhorar a alimentação da família, preparar as mulheres para produzir maior variedade de receitas e qualidade na hora da venda”, afirma.                   Para a agricultora, Ana Maria Zaccaron Piccollo as dicas chamaram a atenção.  “A gente fazia muita coisa errada em casa. A forma de adicionar o fermento, então, foi uma novidade. Sem contar o uso de menos gordura”, ressalta. Ana também quer levar o que aprendeu para as outras mulheres da comunidade e incentivá-las a participar. Já Inês Pedroso Rosso  quer aumentar as encomendas. “Agora tenho mais opções e técnica para deixar o produto no ponto”, observa. O curso é uma parceria entre Epagri e Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. As aulas aconteceram no salão paroquial do Rio Comprudente, das 8h às 17h. Mulheres de cinco comunidades participaram: Rio Comprudente, Rio Galo, Linha Braço Cocal, Rio Perso e Linha Ferreira Pontes.