Terceiros utilizam propriedade de Cocal do Sul para depósito de lixo hospitalar clandestinamente

            A Prefeitura de Cocal do Sul, através da secretaria de Saúde comunica que não é responsável pelo lixo hospitalar encontrado na localidade de Rio Perso, hoje (06/05) pela manhã. Terceiros estão utilizando o município para depositar material tóxico e contagiante. E o pior, próximo a uma nascente de água. O lixo produzido pelas Unidades de Saúde de Cocal do Sul tem destino certo. A equipe da Prefeitura Municipal está a disposição para qualquer dúvida e esclarecimento, inclusive na busca pelos responsáveis pelo Crime Ambiental que pode colocar em risco a comunidade sulcocalense.  

 Entenda o caso:           

           Cerca de 600 quilos de lixo, 90% hospitalar, foram encontrados a 50 metros de uma nascente de água, na localidade de Rio Perso (interior do município). O terreno é de propriedade particular. Ainda não se sabe há quanto tempo o material esta depositado no local. A polícia civil, peritos, vigilância sanitária, técnicos do Samae e equipe da Prefeitura estiveram no local fazendo coleta do material e acompanhando o caso. 

            Segundo o responsável pela delegacia de Cocal do Sul, Evandro Rodrigues “um inquérito policial será aberto e a policia ambiental deverá fazer as notificações a partir de amanhã. Materiais com identificação de hospitais da região foram encontrados e a polícia já investiga a ligação”.        

           O lixo foi descoberto por funcionários da secretaria de obras de Cocal do Sul que trabalhavam nas proximidades. Mangueiras de soro e seringas, inclusive com sangue, foram encontradas. O que preocupa os técnicos é a possível contaminação da  nascente que pertence ao Rio Cocal (que abastecia o município). A água é utilizada por moradores da redondeza, principalmente em açudes. A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito.         

           Outras informações:  Responsável pela delegacia, Evandro: 9977-6967 ou 3447-0465;Secretário de saúde, Sidney: 9964-8736Diretor do Samae, Ângelo Sartor: 9978-4639Vigilância sanitária, Mário: 9604-9119